Os servidores públicos estaduais vão ter reajuste salarial a partir do dia 1º de abril deste ano. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (06/03) pelo governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta, após participar da assinatura de acordo de cooperação técnica para a adesão das forças policiais do Espírito Santo à Força Tarefa de Segurança Pública, criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao responder a uma pergunta do Blog do Elimar Côrtes, Casagrande informou que a equipe do Governo do Estado está definindo o índice do reajuste, que vai ser linear. O aumento vai beneficiar os s 51.835 servidores civis e militares da ativa, além dos aposentados e pensionistas.
Ainda neste mês de março o governador vai enviar à Assembleia Legislativa Projeto de Lei estabelecendo o aumento salarial: “Vamos ter novidade neste mês de março. Certamente aplicaremos algum reajuste linear a partir de abril. Estamos definindo o percentual de reajuste para ser aplicado a partir do próximo mês”, disse Renato Casagrande.
Segundo ele, o reajuste será, em partes, sobre as perdas inflacionárias de 2022, “até porque os servidores públicos estaduais já têm em seus planos de carreira correções automáticas de salário.” As correções, frisou Casagrande, são aplicadas à medida que os funcionários vão passando o tempo no setor público, além de promoções internas.
Em fevereiro de 2022, o Governo do Estado concedeu aumento salarial linear de 6% para os servidores públicos. Para os profissionais da segurança pública, porém, o aumento foi de 10%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou 2022 com uma taxa de 5,79% acumulada no ano. O índice ficou abaixo dos 10,06% acumulados em 2021.
Os reajustes salariais concedidos pelo Governo capixaba beneficiam todos os servidores do Executivo, incluindo civis e militares, da ativa ou inativos, e pensionistas. Igualmente são contemplados servidores e membros do Ministério Público Estadual e do Judiciário, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado. Esses outros Poderes costumam elaborar Projetos de Lei, que são enviados para a Assembleia Legislativa, com as mesmas reivindicações de aprovar reajuste salarial para seus funcionários tendo como base os índices aplicados ao Executivo Estadual.