A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Educação, dentro da Gerência de Educação Especial, realizou a primeira reunião para dialogar sobre o espaço escolar como um ambiente de múltiplas diferenças, que precisam ser consideradas para a inclusão de fato aconteça. Pensando nisso, para o ano de 2023, rede municipal da Serra, inicia o Projeto Libras na escola.
Na ocasião, foram abordados temas como o caso de crianças/estudantes surdas(os) e como a inclusão se efetiva por meio do acesso à sua língua, a Libras, sendo fundamental para interação, comunicação e aprendizagem. Também a necessidade de que as pessoas ouvintes, como estudantes, corpo docente e profissionais da educação, tenham a oportunidade de aprender a Libras, para ser compartilhada e utilizada nas interações sociais e educacionais.
Karolini Pattuzzo, gerente da Educação Especial, falou sobre o planejamento do ano letivo de 2023 para a rede. “Ao pensarmos no espaço de ensino e aprendizagem é necessário, que estejamos preparados para o acolhimento e inclusão das diferenças, sendo assim, construímos um projeto-piloto visando estimular e incentivar o uso da Libras nos diferentes espaços escolares como forma de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes no ambiente escolar”.
A Libras será trabalhada por meio de oficinas nas turmas de 1º ao 9º anos, nos turnos matutino e vespertino. Terá como proposta o ensino da língua de forma dialógica, dinâmica e interativa, com o uso de recursos lúdicos, como música e jogos.
(Foto: Edson Reis/Secom/Serra)