A Polícia Militar do Espírito Santo começou a usar uma ferramenta tecnológica chamada de Console de Despacho, que permite uma comunicação on-line entre vários operadores simultaneamente. A aquisição desse aparelho e de outras ferramentas integra o pacote de investimentos previstos no Programa Estado Presente em Defesa da Vida, retomado em janeiro de 2019 pelo governador Renato Casagrande (PSB). São novas tecnologias no eixo da modernização e comunicação, que possibilitam a dinamização do serviço administrativo e operacional.
Coube ao comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, realizar a primeira operação com o Console de Despacho, que é um computador conectado em rede IP, e é capaz de controlar vários rádios e repetidoras de sinal simultaneamente. Desta forma hoje é possível gerenciar completamente as comunicações de Vitória com as demais regiões do Estado. Na tarde de quarta-feira (08/02), o comandante-geral Caus modulou diretamente com o Copom do 11º Batalhão, cuja sede fica em Barra de São Francisco, Região Noroeste do Estado, e com o 3º Batalhão, em Alegre (Região do Caparaó), através do ‘Console de Despacho’. De Noroeste ao Sul do Estado, o equipamento permitiu que o comandante-geral se comunicasse via rede de rádio com os comandantes de policiamento e também com os policiais militares de forma ágil e sem ruídos, como se lá estivesse.
“Dessa maneira podemos acompanhar o andamento do serviço de todas unidades operacionais da Polícia Militar, seja da Grande Vitória ou do interior do Estado, e agilizar a tomada de decisões no que tange ao envio de aparato policial em apoio aos policiais militares em qualquer tipo de ocorrência”, explicou o comandante.
O coronel Caus comentou ainda sobre a tecnologia de videoconferência, na qual ele se reúne de forma online com todos os comandantes de unidades da PMES, permitindo o compartilhamento de informações em tempo real.
“Tais aquisições estão previstas no eixo policial do Programa Estado Presente, permitindo a utilização dos nossos recursos humanos e logísticos da melhor forma possível com vistas a garantir a máxima eficiência na prestação de segurança pública à sociedade capixaba”, finalizou.
Sabia Mais
O uso de equipamentos de radiocomunicação não é novidade nas Polícias Militares, porém a aquisição de um sistema de Consoles de Despacho de rádio possibilita o gerenciamento das comunicações, e uma série de outros recursos que aprimoram as atividades de atendimento e despacho de ocorrências, facilitando a fiscalização, controle e organização dos serviços de radiopatrulhamento, bem como permitindo maior agilidade em ocorrências de vulto ou situações de prioridade e/ou necessidade de apoio de outras viaturas, equipes ou unidades.
(Com informações também do Portal da PMES)