O governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que a posse dos deputados estaduais eleitos e reeleitos, na manhã desta quarta-feira (01/02) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, é mais uma “demonstração clara do fortalecimento institucional”. O líder dos capixabas voltou a defender o diálogo com todos os parlamentares, incluindo os da oposição, e salientou que a harmonia e independência que os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo atravessam no Espírito Santo “não vão deixar a democracia fragilizar, enfraquecer e quebrar”,
Em seu discurso, no Plenário Dirceu Cardoso, Casagrande enalteceu a democracia e as instituições públicas. Ele relembrou sua posse como deputado estadual, em 1990, e destacou que “a posse no Poder Legislativo é a manifestação mais sublime do respeito à democracia”. O governador também destacou a relevância da solenidade para o fortalecimento das instituições públicas capixabas: “É essa unidade do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, das instituições que estão presentes aqui como Tribunal de Contas Ministério Público, Defensoria Pública. É essa harmonia e essa independência que não vão deixar a democracia fragilizar, enfraquecer, quebrar”, disse Casagrande.
Ele mencionou ainda os recentes embates políticos no País, como os atos golpistas praticados por bolsonaristas, no dia 8 de janeiro deste ano em Brasília, quando criminosos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federalç: “Nesses últimos dias, a democracia e as instituições foram tensionadas. Alguns tentaram quebrar e romper a força institucional, mas as instituições resistiram. E a posse dos parlamentares hoje é uma demonstração clara do fortalecimento institucional. Que viva a democracia, que se fortaleça a democracia”, frisou Casagrande.
O chefe do Executivo finalizou seu discurso manifestando seu respeito às instituições e a cada detentor de mandato. Também citou o diálogo e a divergência com respeito e educação como práticas “para construir um Estado que seja grande na sua referência na prestação de serviço público.”
Mais cedo, na entrevista coletiva à imprensa, Renato Casagrande mencionou também a importância do diálogo com a Assembleia Legislativa e com os deputados estaduais: “Teremos uma relação voltada para o diálogo com os 30 parlamentares, sem fazer qualquer distinção. Quem tiver interesse em dialogar com o Governo temas que sejam importantes para o mandato dele, o Governo estará aberto ao diálogo”, garantiu o governador.
Plenário lotado
O Plenário Dirceu Cardoso ficou tomado durante a sessão solene de posse dos deputados eleitos para a legislatura 2023-2027. Além dos parlamentares e convidados, a cerimônia foi aberta à população, que acompanhou tudo das galerias. A sessão foi conduzida pelo deputado Theodorico Ferraço (PP), que, aos 85 anos de idade, é o mais velho da Casa.
Seguindo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, além de presidir a sessão por ser o eleito mais idoso, coube ao veterano nomear o 1º e 2º secretários para ajudá-lo na solenidade. Lucas Polese (PL) e Hudson Leal (Republicanos) foram os indicados respectivamente. Conforme o rito oficial, os presentes acompanharam a entrada das bandeiras do Brasil e do Espírito Santo e cantaram os hinos, tocados pela Banda de Música da Polícia Militar (PM). Em seguida, o presidente, auxiliado pelo 1º secretário, convocou individualmente os parlamentares para o compromisso de posse.
Os 30 eleitos assentiram individualmente ao seguinte compromisso: “Prometo defender e cumprir as constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, fiel e lealmente, o mandato que me foi confiado pelo povo espírito-santense”. Alguns parlamentares se deslocavam com dificuldades até o microfone haja vista o número de convidados no plenário.
Depois de declarar os deputados empossados, Ferraço iniciou a entrega do termo de posse. Além desse documento, os novos parlamentares receberam a Comenda Domingos Martins no grau Grã-Cruz. Iriny Lopes (PT) fez um pronunciamento como representante daqueles que foram reeleitos para a atual legislatura. A petista disse esperar que os colegas consigam repetir a capacidade de trabalhar em prol do povo capixaba, mesmo sob bandeiras político-partidárias diferentes. Além disso, mesmo havendo “posição e oposição” no plenário, projetou que o Legislativo dará a contribuição necessária ao governo.
Em nome dos novos parlamentares, Ancântaro (Republicanos) frisou que a Casa resguardará os princípios de independência e harmonia entre os poderes. Embora existam valores e princípios divergentes entre os colegas, analisou o ex-vereador de Aracruz, há pontos de convergência que possibilitam servir os capixabas de maneira harmoniosa. Alcântaro também demonstrou preocupação em defender o direito de liberdade de expressão.
Participaram do evento, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça, Fabio Clem; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a chefe do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade; o presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun; o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos; e a presidente da Findes, Cris Samorini.
Confira abaixo a nova composição da Assembleia, em ordem decrescente de votos:
Sérgio Meneguelli (Republicanos)
Eleito para o primeiro mandato como deputado estadual com 138.523 votos, recorde na história do Parlamento capixaba. Já foi vereador por três vezes e prefeito de Colatina, onde nasceu. É formado em Direito e foi produtor cultural.
Capitão Assumção (PL)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 98.669 votos. Natural de Ecoporanga, é capitão da Polícia Militar e já foi deputado federal.
João Coser (PT) – Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)
Eleito deputado estadual pela terceira vez com 58.279 votos. Também exerceu dois mandatos de deputado federal e de prefeito de Vitória. É advogado, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Estado e já presidiu o Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES).
Camila Valadão (Psol) – Federação Psol Rede
Foi eleita para o primeiro mandato de deputada estadual com 52.221 votos. Atualmente é vereadora por Vitória. É assistente social, doutora em Política Social e professora universitária.
Marcelo Santos (Podemos)
Reeleito, assume em 2023 o sexto mandato consecutivo como deputado estadual ao conquistar 41.627 votos. Formado em Administração e Direito, já foi vereador por Cariacica.
Iriny Lopes (PT) – Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)
Reeleita para o segundo mandato consecutivo na Ales ao obter 36.720 votos. É uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Estado, foi deputada federal por três vezes seguidas e comandou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (com status de ministério) no governo de Dilma Rousseff.
Tyago Hoffmann (PSB)
Vai exercer o primeiro mandato eletivo ao atingir 32.123 votos. Ocupou diversas secretarias estaduais durante os dois governos de Renato Casagrande (PSB). Natural de Guarapari, é economista e professor universitário nas áreas de Economia e Administração Pública.
Dr. Bruno Resende (União)
Vai ocupar o primeiro mandato de deputado estadual ao conseguir 31.897 votos. É médico radio-oncologista e diretor clínico do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.
Lucas Polese (PL)
Vai exercer o seu primeiro mandato eletivo após obter 29.490 votos. Natural de Colatina, é trabalhador de artes gráficas e fundador do Instituto Liberal do Espírito Santo (Iles).
Vandinho Leite (PSDB) – Federação PSDB Cidadania
Reeleito para o quarto mandato de deputado estadual com 29.156 votos. Formado em Administração, atuou como empresário no segmento de Tecnologia da Informação. Foi vereador por Serra e secretário estadual de Esporte e Lazer e de Ciência e Tecnologia.
Lucas Scaramussa (Podemos)
Vai exercer o primeiro mandato eletivo ao conquistar 26.720 votos. Advogado e professor universitário, foi secretário municipal de Meio Ambiente de Linhares em duas oportunidades.
Raquel Lessa (PP)
Reeleita para o terceiro mandato consecutivo de deputada estadual ao obter 26.439 votos. Já foi prefeita de São Gabriel da Palha por duas vezes. Formada em Administração, foi diretora do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb) e subsecretária de Estado de Desenvolvimento Urbano.
Denninho Silva (União)
Pela primeira vez vai ocupar o cargo de deputado estadual ao obter 25.986 votos. Atualmente está no segundo mandato de vereador por Vitória.
Janete de Sá (PSB)
Reeleita, assume em 2023 o seu quinto mandato de deputada estadual ao conquistar 25.846 votos. Formada em Enfermagem, foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Espírito Santo e presidiu o Sindicato dos Ferroviários ES/MG.
Delegado Danilo Bahiense (PL)
Reeleito, assume em 2023 o segundo mandato como deputado estadual com 24.970 votos. É delegado aposentado da Polícia Civil e formado em Administração, Direito e Psicanálise.
Pablo Muribeca (Patriota)
Pablo Aurino Ramos Araújo assume o seu primeiro mandato como deputado estadual ao obter 24.555 votos. Atualmente é vereador por Serra e é professor de Educação Física.
Adilson Espindula (PDT)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 22.278 votos. Servidor público municipal, por cinco vezes foi eleito vereador por Santa Maria de Jetibá, tendo ocupado, inclusive, a presidência da Câmara Municipal.
Ferraço (PP)
Reeleito para o seu sétimo mandato na Ales, da qual já foi presidente, após conquistar 20.888 votos. Eleito deputado federal por três vezes, também exerceu quatro mandatos de prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, onde nasceu. Formado em Direito, foi secretário estadual dos Transportes e também de Indústria e Comércio.
Hudson Leal (Republicanos)
Reeleito para o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual com 20.804 votos. Médico anestesiologista, foi diretor do Conselho Regional de Medicina (CRM) e um dos fundadores da Cooperativa de Anestesiologia do Espírito Santo (Coopanest-ES).
Mazinho dos Anjos (PSDB) – Federação PSDB Cidadania
Assume em 2023 o primeiro mandato como deputado estadual ao obter 20.731 votos. Já foi vereador pela capital. Nascido em Vitória, é advogado e participou de movimentos jovens ligados ao empreendedorismo e ao associativismo.
Alexandre Xambinho (PSC)
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 20.722 votos. Foi vereador da Serra por duas vezes e é administrador de empresas.
José Esmeraldo (PDT)
Reeleito, assume em 2023 o sexto mandato como deputado estadual ao obter 20.129 votos. Também foi vereador por Vitória quatro vezes. Formado em Engenharia Civil, foi professor de Física na Escola Técnica do Espírito Santo, diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e secretário de Obras da capital.
Dary Pagung (PSB)
Reeleito, assume em 2023 o quinto mandato como deputado estadual após conseguir 18.721 votos. É advogado e nasceu em Baixo Guandu, onde foi eleito vereador por duas vezes.
Gandini (Cidadania) – Federação PSDB Cidadania
Reeleito para o segundo mandato consecutivo como deputado estadual com 16.948 votos. Formado em Direito, é mestre em Planejamento e Gestão de Cidades. Foi por três vezes vereador por Vitória, onde ocupou a presidência da Câmara Municipal.
Callegari (PL)
Welligton Callegari vai exercer o seu primeiro mandato eletivo ao fazer 16.842 votos. Nascido em São Paulo, tem graduação em História e é professor e servidor público estadual
Zé Preto (PL)
Ademir José Gomes Pereira assume, em 2023, o primeiro mandato como deputado estadual ao fazer 15.901 votos. Produtor agropecuário, foi eleito por duas vezes vereador por Guarapari.
Alcântaro (Republicanos)
Alcântaro Victor Lazzarini Campos assume, em 2023, o primeiro mandato como deputado estadual ao conseguir 15.742 votos. Advogado, é natural de Aracruz, onde foi vereador e presidiu a Câmara Municipal.
Allan Ferreira (Podemos)
Vai assumir o primeiro mandato como deputado estadual ao obter 15.185 votos. É servidor público municipal e foi por duas vezes vereador por Cachoeiro de Itapemirim.
Bispo Alves (Republicanos)
Benedito Alves Costa é radialista e teólogo. Foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro. Natural de Sergipe, assume em 2023 seu primeiro mandato eletivo pelo Espírito Santo ao conquistar 14.474 votos.
Coronel Weliton (PTB)
Weliton Virgílio Pereira assume seu primeiro mandato como deputado estadual ao conquistar 12.176 votos. Já foi prefeito de Iúna e é tenente-coronel reformado da Polícia Militar do Espírito Santo.