Sem resultados
Ver todos os resultados
terça-feira, 24 junho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Espírito Santo reage contra criminosos que praticam atos antidemocráticos

O governador capixaba e a procuradora-geral de Justiça e chefe do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade, instauraram ‘Gabinetes de Crise’ que visam coordenar as ações de prevenção, monitoramento e resposta às atividades que atentem contra o Estado Democrático de Direito, e também ampliar a atuação estratégica em defesa da sociedade. “Nossas equipes de Inteligência vão trabalhar para identificar qualquer pessoa que atente contra as instituições”, disse Renato Casagrande.

12 de janeiro de 2023
dentro Politica
Espírito Santo reage contra criminosos que praticam atos antidemocráticos
510
COMPARTILHAMENTOS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

O Governo do Espírito Santo acaba de instituir o Gabinete de Gestão de Crise para coordenar as ações de prevenção, monitoramento e resposta às atividades que atentem contra o Estado Democrático de Direito. O Decreto nº 5281-R foi assinado pelo governador Renato Casagrande, na tarde desta quinta-feira (12/01), em reunião com integrantes e representantes de Poderes e de órgãos do Governo, no Palácio Anchieta, em Vitória.

No mesmo sentido, a chefe do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade, instaurou um Gabinete permanente de crise para ampliar atuação estratégica do MPES em defesa da sociedade. A decisão pela instalação dos dois Gabinetes foi reforçada depois que bandidos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, no último domingo (08/01), numa tentativa de promover, segundo eles, um golpe contra a democracia.

“Estamos vendo o que tem acontecido no Brasil ao longo dos últimos meses. Tivemos em muitos Estados a ocorrência de manifestações pedindo o descumprimento da vontade popular expressa nas urnas. Isso acabou sendo tolerado porque não havia violência, mas a partir do que ocorreu no último domingo (08/01) em Brasília se extrapolou todos os limites. Não temos nenhum fato que possa indicar a ocorrência de atos antidemocráticos violentos no Espírito Santo, mas é preciso que estejamos atentos”, afirmou Casagrande.

De acordo com o governador, a possibilidade de repetição de atos violentos exige que o Governo do Estado esteja em alerta para monitorar eventuais ameaças.

“Nossas equipes de Inteligência vão trabalhar para identificar qualquer pessoa que atente contra as instituições. Temos um sistema que exige a preservação dessas instituições tão importantes para a democracia brasileira. Então cada governador pode e deve, dentro das suas atribuições, cuidar para que as nossas instituições sejam fortalecidas, bem como a democracia. Esse Gabinete tem uma função preventiva, ao mesmo tempo em que a gente possa ser rigoroso, caso seja identificado algum ataque contra a ordem democrática”, completou o governador.

Como será?

O Gabinete de Gestão de Crise será composto por representantes dos seguintes órgãos do Governo: Gabinete do Governador; Secretaria da Casa Militar (SCM); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Secretaria de Economia e Planejamento  (SEP); Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi); Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom); Secretaria da Justiça (Sejus); Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Polícia Militar (PMES); Polícia Civil (PCES); Corpo de Bombeiros Militar (CBMES); Defesa Civil Estadual; Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN); e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER).

A Coordenação Executiva do Gabinete de Gestão de Crise será exercida pela Sesp. Serão convidados a participar e acompanhar o Gabinete de Gestão de Crise os representantes dos demais Poderes e entes: Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES); Ministério Público Federal (MPF); Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES); Defensoria Pública da União (DPU); Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE/ES); Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Agência Brasileira de Inteligência (Abin); e da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

MPES instaura gabinete permanente de crise para ampliar atuação estratégica em defesa da sociedade

Já o Ministério Público Estadual instaurou na quarta-feira (11/01) o Gabinete Permanente de Crise (GPC) no âmbito da instituição. O objetivo é gerenciar as consequências de situações emergenciais e críticas de grande impacto nacional, estadual ou municipal, que exijam ações integradas e uniformes entre as Promotorias de Justiça com atribuição relacionada à crise instalada, para manter a unidade ministerial e potencializar a atuação estratégica da instituição em defesa da sociedade. O GPC é vinculado diretamente à Procuradoria-Geral de Justiça e foi instaurado pela Portaria PGJ Nº 27, de 11 de janeiro de 2023.

A instauração do Gabinete Permanente de Crise decorre também dos atos antidemocráticos contra as sedes dos Três Poderes da Capital Federal, que culminaram na invasão e na depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O GPC atuará em eventos de crise, como movimentos de ruptura institucional,  greves, pandemias, desastres, entre outras situações de grande impacto na esfera nacional, estadual e municipal e que exigem uma resposta especial dos órgãos públicos competentes, em especial do Ministério Público capixaba.

A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, salientou a importância do Gabinete Permanente de Crise para uma atuação institucional ainda mais ágil e vigorosa face aos eventos de forte impacto social. “O que pretendemos com o Gabinete é ampliar o escopo de investigações de atos criminosos, como os ocorridos durante as manifestações antidemocráticas verificadas em Brasília e aqui no Estado. Queremos dar uma abrangência maior, para obtenção de provas robustas, com ações integradas com os órgãos de execução naturais, potencializando a atuação estratégica institucional em momentos de crise e situações emergenciais, para dar uma resposta eficaz e eficiente para a sociedade”, avaliou.

(Fotos: Rodrigo Araújo/Governo/ES)

 

Post Views: 324
Compartilhe204Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis