Na primeira reunião que teve com seu secretariado, na manhã de segunda-feira (02/01), o governador Renato Casagrande (PSB) deu o recado e o tom do que será a gestão, neste seu terceiro mandato à frente do Executivo Estadual. Casagrande repassou tarefas aos secretários e secretárias e reafirmou seus compromissos com a legalidade e transparência e reforçou a necessidade de dar respostas céleres à população: “Se errar, vai ter que pagar”, afirmou o governador.
Durante o encontro, Casagrande, que assumiu no domingo (1º/01) seu terceiro mandato, citou as políticas públicas prioritárias desse novo governo, destacando a importância da motivação neste início de trabalho. O vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) também participou do encontro.
“Dou as boas-vindas a todos vocês, novos secretários e secretárias. Novos em todos os sentidos, pois este é um governo que se iniciou ontem [domingo, 1º de janeiro]. Um governo que aproveita tudo de bom que foi feito entre 2019 e 2022, quando tivemos muitos resultados. Temos que produzir ainda mais resultados. Quem permaneceu na mesma função deve acordar todo dia animado, como se estivesse iniciando o trabalho hoje, pois o serviço público não aceita o desânimo”, disse o governador.
Casagrande falou ainda sobre a linha de trabalho para os próximos quatro anos. “É importante que cada secretário de Estado se envolva com nosso Plano de Governo e lembre das promessas feitas na campanha, pois são essas nossas ações prioritárias. Tudo que desejamos realizar é preciso que seja iniciado agora. Muitos podem imaginar que quatro anos é muito tempo, mas passa rápido. Afirmo também que não tenho compromisso com o erro de ninguém. Desta forma, precisamos dar o exemplo na aplicação do dinheiro público”, ponderou o governador.
Mais tarde, em entrevista para o EStúdio 360, da TV Capixaba, Renato Casagrande voltou a abordar o assunto, dando mais detalhes do que conversou com sua equipe no Palácio Anchieta: “Eu não tenho compromisso com o erro. Se alguém errar, se alguém errar, vai pagar pelo erro. Eu procuro não errar, procuro seguir minha vida pública dentro do que a lei estabelece para que eu possa dar o exemplo. Eu e Ricardo Ferraço vamos nos comportar assim e a equipe toda tem que se comportar assim”, frisou o governador.
Renato Casagrande lembrou que o Espírito Santo hoje é uma referência nacional em diversas áreas e deve alcançar ainda mais resultados. “Temos áreas que precisamos dar respostas permanentemente à sociedade. Cito alguns exemplos, como a saúde que é uma área que foi muito afetada pela pandemia da Covid-19 nos últimos anos e a segurança pública, que é uma área complexa. Por isso, vamos seguir inovando para que possamos entregar aos capixabas cada vez melhores resultados”, disse.
Durante o encontro, o vice-governador Ricardo Ferraço, que é o titular da pasta de Desenvolvimento, e os demais secretários de Estado falaram sobre os desafios de suas áreas. Em seguida, Casagrande e o secretariado fizeram a tradicional foto na escadaria principal do Palácio Anchieta.
O secretariado de Renato Casagrande
Chefe de Gabinete: Valésia Perozini
Comunicação: Flávia Mignoni
Casa Civil: Davi Diniz
Direitos Humanos: Nara Borgo
Recursos Humanos: Marcelo Calmon
Casa Militar: Coronel Aguiar
Controle e Transparência: Edmar Camata
Saneamento e Habitação: Marcus Vicente
Educação: Vitor de Ângelo
Agricultura: Ênio Bergoli
Planejamento: Álvaro Duboc
Fazenda: Marcelo Altoé
Governo: Maria Emanuela
Procuradoria-Geral do Estado: Jasson Amaral
Cultura: Fabrício Noronha
Mobilidade Urbana: Fábio Damasceno
Trabalho e Assistência Social: Cyntia Grillo
Desenvolvimento: Ricardo Ferraço
Justiça: André Garcia
Saúde: Miguel Duarte Neto
Políticas para as Mulheres: Jacqueline Moraes
Segurança e Defesa Social: Cel. Alexandre Ramalho
Esporte: José Carlos Nunes
Meio Ambiente: Felipe Rigoni
Consórcio Brasil Verde: Fabrício Machado
Turismo: Weverson Meireles
Ciência e Tecnologia: Bruno Lamas
Detran: Givaldo Vieira



