O governador reeleito Renato Casagrande (PSB) anunciou na tarde desta segunda-feira (19/12) a volta do coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar Alexandre Ofranti Ramalho ao cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, logo depois que Casagrande foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o seu terceiro mandato à frente do Executivo Estadual.
Logo depois de ter seu nome anunciado, o coronel Ramalho disse estar honrado com o convite feito pelo governador e que retorna à Sesp com muita “humildade e disposição”. Ressaltou, todavia, que a segurança pública é de responsabilidade de toda a sociedade:
“Honrado com o convite do governador Casagrande, para compor sua equipe de trabalho numa das Pastas mais desafiadoras. Retorno com humildade e disposição para trabalhar. A segurança pública precisa ser enxergada por todos como uma das pautas mais importantes da sociedade contemporânea. Nesse sentido, diversos atores públicos precisam dar sua parcela de contribuição em todas as áreas. Como reza a Constituição Federal, é direito e responsabilidade de todos”, pontuou o futuro secretário.
O coronel Ramalho havia deixado a Pasta no dia 30 de março deste ano, quando decidiu disputar as eleições de outubro pelo Podemos. Ele tentou uma das 10 cadeiras destinadas ao Espírito Santo na Câmara Federal e ficou como primeiro suplente de seu partido, que elegeu Gilson Daniel e Victor Garozzi Linhalis, conhecido como Dr. Victor.
Alexandre Ramalho havia assumido o comando da Sesp no dia 7 de abril de 2020, no lugar do delegado de Polícia Federal Roberto Sá. Ao deixar o cargo no final de março de 2022, Ramalho foi substituído pelo também coronel RR Márcio Celante.
O governador Renato Casagrande informou que definirá com Ramalho, que reassumirá o posto a partir de janeiro de 2023, se haverá mudanças em outros setores da segurança pública, como na direção geral da Polícia Civil e nos comandos-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O atual chefe da PCES é o delegado José Darcy Arruda, enquanto a PM e o Corpo de Bombeiros são comandados, respectivamente, pelos coronéis Douglas Caus e Alexandre Cerqueira. Casagrande frisou, no entanto, que não está definido se terá mudanças nos setores, podendo, assim, manter os mesmos profissionais no comando das instituições.
Casagrande anunciou também a permanência de dois secretários: Fábio Damasceno (Mobilidade e Infraestrutura) e Fabrício Noronha (Cultura).