O governador Renato Casagrande (PSB) encaminhou, nesta segunda-feira (05/12), à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei do Cartão Reconstrução ES, que prevê um auxílio financeiro temporário de R$ 3 mil para as famílias atingidas pelas chuvas que caem no Espírito Santo há mais de duas semanas. O benefício vai valer para as chuvas que caírem no Estado entre os meses de novembro de 2022 a março de 2023 e terão direito ao benefício as famílias atingidas e que sejam cadastradas no CadÚnico.
“Encaminhamos à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei do CartãoReconstruçãoES um auxílio financeiro temporário de R$ 3 mil, que queremos disponibilizar para as famílias atingidas pelas chuvas entre os meses de novembro de 2022 a março de 2023, cadastradas no CadÚnico”, escreveu Casagrande nas suas redes sociais.
“Cada família com o atestado dos órgãos oficiais de que tenha sofrido com os desastres em municípios que declararam estado de emergência ou calamidade pública receberá, numa parcela única, o benefício para cobrir despesas com compras de novos móveis, eletrodomésticos, materiais de construção ou outros itens necessários para reconstruir suas vidas”, disse o governador em suas redes sociais. “Estamos empenhados para garantir todo apoio que estiver ao nosso alcance afim de superarmos juntos mais esse momento difícil no nosso Estado”, completou.
Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual divulgado na noite de domingo (04/12), a chuva que atinge o Espírito Santo há duas semanas deixou 4.165 pessoas fora de casa. Colatina, no Noroeste do estado, Santa Leopoldina, na Região Serrana, e Viana e Fundão, na Grande Vitória, são os municípios onde mais choveu nas últimas 24 horas. São também as cidades mais castigadas.
Das mais de 4 mil pessoas fora de casa em todo Estado, 3.339 pessoas estão desalojadas e 826, desabrigadas. Viana é a cidade que concentra o maior número de pessoas fora de suas casas (1.420 desalojados e 256 desabrigados) além da única morte registrada em consequência das chuvas no Espírito Santo, até então.