Dando continuidade ao processo de renovação da frota, pela primeira vez o Sistema Transcol passará a contar com modelos de veículos elétricos. O primeiro, dos quatro ônibus que foram adquiridos pelos consórcios operadores, chegou nesta terça-feira (27/09, e deve entrar em circulação nas próximas semanas, após emplacamento e vistoria da Ceturb-ES.
A ideia é testar o desempenho desse modelo na operação do Transcol para definir os investimentos de renovação de frota para os próximos anos. Os ônibus serão utilizados em linhas que fazem trajetos longos, ou seja, linhas troncais, como Terminal de Laranjeiras (Serra) x Terminal de Campo Grande (Cariacica).
Além de elétricos, os novos ônibus também são equipados com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entretenimento a bordo, além do sistema InBus, que mostra a lotação em tempo real dos coletivos. Desde o início de 2019, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória, entre elas, a aquisição de mais de 650 veículos com ar-condicionado, incluindo micro-ônibus, todos já entregues.
De acordo com o secretário de Estado da Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o objetivo é testar a tecnologia para incorporação na frota do sistema. “Os investimentos em renovação de frota precisam ser contínuos para garantir a qualidade do serviço que é prestado à população. A aquisição destes carros elétricos vai ajudar a entender melhor como eles vão se adaptar ao sistema e isso ajudará a definir os modelos que serão usados no Sistema Transcol para os próximos anos, levando-se em conta aspectos econômicos, ambientais e de conforto ao usuário”, explicou o secretário.
A alternativa dos ônibus elétricos representa um grande instrumento para a redução de poluentes e gases de efeito estufa locais. Em média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 tonelada de CO2 equivalente, o que significa 11 árvores economizadas por ano.
Este ano, o Sistema Transcol também recebeu um veículo de modelo híbrido, que utiliza tanto diesel quanto gás como combustível. A ideia também é testar o desempenho desse ônibus para o planejamento da renovação da frota para os próximos anos.
Mesmo com a pandemia da Covid-19 foram realizadas várias melhorias tecnológicas no sistema, como a adoção do bilhete único e a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de seu ônibus (In Bus). Também foi realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.
Em 2021, o Sistema Transcol passou a operar também as linhas alimentadoras de Vitória, oferecendo mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema também já está sendo usado no município de Viana para facilitar o deslocamento entre os bairros e par o atendimento até o centro de Fundão.
Modelo Elétrico
Os ônibus têm chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico e baterias WEG. Trata-se de um ônibus 100% brasileiro, em parceria com empresas nacionais. O e-Bus tem 12,5m, capacidade para 70 passageiros, com ar-condicionado, wi-fi e frenagem regenerativa, que permite recargas a cada frenagem. Tem autonomia de 140 km a 250km, com recarga de oportunidade, e velocidade máxima de 60km/h.