“Este é um momento histórico”. Foi desta forma que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), resumiu seu sentimento ao chegar no Vão Central da Terceira Ponte, onde já está instalado um mirante, depois de caminhar pela Ciclovia da Vida. A frase foi dita no momento em que Arnaldinho cumprimentou com um abraço o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. A imprensa acompanhou a caminhada por uma das ciclovias.
E foi mesmo histórico, conforme frisou o prefeito Arnaldinho Borgo. Pela primeira vez a Ciclovia da Vida foi percorrida em sua totalidade. Fábio Damasceno saiu do canteiro de obras, que fica na Enseada do Suá, em frente ao Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Vitória, e foi até Vila Velha, acompanhado de técnicos da Semobi; engenheiros e técnicos das empresas responsáveis pelas obras na Terceira Ponte – Consórcio Ferreira Guedes e Metalvix –; do secretário de Estado de Governo, Álvaro Duboc; da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.
O prefeito, por sua vez, fez o percurso inverso, saindo da Praia da Costa. No meio da ponte, onde está o mirante, aconteceu o encontro entre as equipes de Arnaldinho Borgo e do secretário Fábio Damasceno.
São duas ciclovias, que seguem as pistas que ligam Vitória a Vila Velha e vice-versa. Nesta quinta-feira (22/09), em que se celebra o Dia Mundial Sem Carro, o Governo do Estado realizou uma visita técnica à Ciclovia da Vida do sentido Vitória X Vila Velha, já que a outra ainda está com sua construção em andamento. A construção das duas ciclovias e a ampliação das pistas da Terceira Ponte fazem parte de uma das prioridades do governador Renato Casagrande (PSB) na sua política pública de melhorar a mobilidade urbana da Região Metropolitana.
“Esta obra significa a oportunidade para quem mora em Vila Velha em poder deixar o carro em casa e pegar sua bicicleta para chegar com mais facilidade a Vitória, já que muitos de nossos habitantes trabalham na Capital. Com a ampliação das faixas, teremos melhor fluidez no trânsito em Vila Velha, que terá os semáforos mais inteligentes do País”, disse Arnaldinho Borgo.
O secretário Damasceno reforçou a importância da caminhada: “Este é o primeiro marco histórico para a mobilidade urbana da Grande Vitória. A obra foi concluída no sentido Vitória a Vila Velha. Hoje é o Dia Mundial Sem e é importante estarmos incentivando o uso de bicicleta como meio de transporte. Todos os modais implantados têm integração com a bicicleta. Com a ampliação, a Terceira Ponte vai ter três pistas de cada lado. Cada lado terá aumento de 60 centímetros em sua largura. A Ciclovia da Vida tem vários significados: vai evitar suicídio é um dos marcos mais importantes. A obra é um misto de mobilidade, lazer, saúde e a defesa da vida”.
O projeto da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte estão sendo executados pelo Governo do Estado, por meio da Semobi, com prazo de conclusão até maio de 2023. As obras foram contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. As ciclovias têm estrutura metálica, anexada nas laterais da ponte, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Essa grade tem antiescalada e altura de três metros.
As duas Ciclovias da Vida somente serão entregues à população quando todas as obras de ampliação da Terceira Ponte estiverem concluídas, provavelmente em maio de 2023, uma vez que as estruturas das ciclovias servirão de base para colocação de andaimes para o trabalho dos operários das empreiteiras.
Números da obra
Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros
Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros
Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4
Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6
Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240
Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas
Valor do investimento: R$ 127 milhões
Prazo de execução: maio de 2023