O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Rosemberg Moraes, e representantes da sociedade civil capixaba entregaram, na tarde de segunda-feira (19/09), ao Governo do Estado uma carta elaborada coletivamente contendo sugestões e proposições para a transformação do AlimentarES. A carta, recebida pela vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB), em seu gabinete, no Palácio da Fonte Grande, consta a reivindicação para que as ações emergenciais implantadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) no enfrentamento dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19 sejam inseridas em um programa de Governo que vise reduzir as desigualdades sociais e econômicas que desafiam a população brasileira.
Rosemberg ressaltou a necessidade de se obter transversalidade nas políticas públicas ligadas a segurança alimentar no Estado, como no projeto AlimentarES. “O AlimentarES foi lançado em 2020 e fez história nesse momento crítico que a sociedade enfrentou. Esse legado precisa ser institucionalizado, ou seja, precisa oficializar-se como um programa social da próxima gestão que assumirá o Governo do Estado”, frisou o Presidente do Consea.
Estudo divulgado na última quarta-feira (14/09) mostra que o Espírito Santo é dono da maior taxa de segurança alimentar no Brasil. Quando retratados os sete Estados que compõem as Regiões Sudeste e Sul do Brasil, o Espírito Santo é também o que lidera os índices de segurança alimentar e os menores índices de pessoas em situação de insegurança alimentar grave ou moderada.
O resultado favorável ao Espírito Santo é fruto de políticas públicas implementadas pelo governador Renato Casagrande desde janeiro de 2019, quando tomou posse para este segundo mandato, e ampliadas em 2020 com a chegada da pandemia da Covid-19.
A vice-governadora Jacqueline Moraes destacou que o Espírito Santo é o segundo estado em que há menor proporção de pessoas passando fome no Brasil: “Os números da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) são resultados de políticas públicas como o AlimentarES, que atua no incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional da população. Portanto, escutaremos esse clamor da população para que o AlimentarES se consolide como uma das ferramentas do governo estadual para acabar com a fome no Estado e, por conseguinte, no País”, afirmou Jacqueline Moraes.
Lançado em 25 de junho de 2020, o Programa AlimentarES disponibiliza alimentos saudáveis na mesa de quem precisa e, ao mesmo tempo, gera renda para os agricultores de base familiar do Espírito Santo. O AlimentarES distribui cestas verdes com alimentos saudáveis produzidos por agricultores familiares capixabas.