A Prefeitura Municipal de Cariacica vai encaminhar nesta segunda-feira (30/05) à Procuradoria Regional da República e ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo pedido de instauração de investigação para apurar a conduta de planos de saúde e de hospitais particulares da Grande Vitória que estariam encaminhando seus pacientes para serem atendidos no Pronto Atendimento (PA) do Trevo de Alto Laje. São filhos de pais que pagam plano de saúde privado, mas que não estariam sendo atendidos na rede hospitalar privada, deixando, assim, superlotados hospitais e unidades de saúde do Estado e dos Municípios.
A Representação em face de planos de saúde e de hospitais privados está sendo produzida pela Procuradoria-Geral do Município de Cariacica, depois que Superintendência de Inteligência da Prefeitura descobriu o esquema que seria irregular, pois os pais pagam plano de saúde para os filhos, mas acabam tendo que ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem que os hospitais privados façam o ressarcimento aos cofres públicos. Será pedida a abertura de procedimento junto ao Ministério Público Federal e ao MP do Estado do Espírito Santo. Na avaliação da Prefeitura, existe a prática de irregularidades por parte de planos de saúde e hospitais privados, em que a União, Estado, Municípios e a sociedade são as principais vítimas.
Desde março deste ano, com o fim do verão e a chegada do outono, aumentou o número de casos respiratórios em crianças, jovens, adultos e idosos. As crianças, no entanto, são as que mais sofrem. Precisam ser atendidas por médicos-pediatras, mas, conforme descobriu a Superintendência de Inteligência da Prefeitura de Cariacica, a maioria dos hospitais particulares fica dias inteiros sem pediatras em suas unidades. Quando os pais chegam aos hospitais privados com os filhos, são orientados a procurar os PAs de Cariacica, Vitória, Serra e Vila Velha.
Um dos hospitais privados a orientar seus pacientes a procurar os PAs é o Vitória Apart, localizado em Carapina, na Serra. Em 2018, o Vitória Apart, as clínicas de diagnóstico por imagem Multiscan e CDI e o Plano de Saúde foram vendidos para o Grupo Pátria, que, dois anos depois, adquiriu o São Bernardo Saúde.
No entanto, em comunicado postado em seu site no dia 20 de maio de 2022, o Vitória Apart informa sobre ‘Atendimento Pediátrico PAs’. A nota diz que “conforme noticiado na imprensa, o aumentando de casos respiratórios em crianças vem gerando uma sobrecarga no atendimento pediátrico em todo o Estado”. Afirma que o hospital está “atuando pata atender a todos com segurança e qualidade na expectativa de que a situação sazonal seja superada em breve”.
E prossegue: “Reforçamos que o uso dos Prontos Atendimentos deve ser prioritariamente para situações de urgências e emergência.” E o Vitória Apart encerra o comunicado informando aos seus clientes o número de pediatras e os horários de atendimento nos plantões doas dias 27, 28 e 29 de maio de 2022.
O Vitória Apart Hospital possui também Prontos Atendimentos em Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha. O comunicado seria, em tese, para os pais procurarem as unidades do Vitória Apart na Grande Vitória. Entretanto, as investigações da Inteligência de Cariacica apuraram que boa parte das crianças levadas aos PA do Trevo de Alto Laje são filhos e filhas de pais que possuem plano de saúde e que pagam pelos serviços. Indagados por agentes da Superintendência de Inteligência, esses pais informaram que os hospitais privados onde foram buscar atendimento para os filhos não tinham, na ocasião, pediatras de plantão. Por isso, a direção dos hospitais os orientou a ir ao PA de Alto Laje.
Dentre os hospitais privados, de acordo com a apuração da Inteligência, estão o São Francisco, localizado em Campo Grande, e o Meridional, que também fica no Trevo de Alto Laje. O PA do Trevo de Alto Laje é o mais procurado também por pais que possuem plano de saúde por estar bem localizado geograficamente (à margem da BR-262) e é um dos mais bem estruturado do Espírito Santo. Tornou-se, na gestão do atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, referência estadual.
Cariacica possui ainda mais três unidades de Pronto Atendimento: Bela Vista, Flexal e Nova Rosa da Penha. Juntas, essas unidades fazem até 250 atendimentos pediátricos por dia. Já o PA do Trevo de Alto Laje realiza mais de 300 atendimentos diariamente. Há crianças também de outros municípios. Em abril deste ano, os pediatras do PA de Alto Laje fizeram 9 mil atendimentos de crianças. Deste total, mil eram de Viana.