O Espírito Santo tem particularidades que contribuem para a promoção de um ambiente favorável para a atração de investimentos, com potencialidades consolidadas e oportunidades de crescimento em todas as microrregiões. Pensando nisso, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lança, nesta terça-feira (17/05), o Fórum Capixaba de Desenvolvimento Econômico, com foco na discussão de políticas públicas para potencializar o desenvolvimento socialmente equilibrado em todos os municípios.
O lançamento do Fórum Capixaba acontecerá na Casa Mizzi, localizada na Avenida Saturnino Rangel Mauro, 509, em Jardim da Penha, Vitória, a partir das 10 horas. O evento contará com debates sobre alternativas de desenvolvimento regional que possibilitam contribuir com o êxito das políticas públicas municipais e regionais relacionadas a temas de interesse para o crescimento econômico, a articulação das cadeias produtivas, turismo, infraestrutura, entre outros setores.
O evento terá a presença do governador Renato Casagrande e de gestores públicos dos 78 municípios capixabas. Em formato de painel de discussão, a intenção é de que o Fórum Econômico tenha também edições regionais dentro do Estado.
Parceria Bandes e Sebrae
Além da assinatura de adesão ao Fórum Econômico, o Bandes e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão formalizar um termo de cooperação técnica e financeira para acesso aos recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Com o convênio, será possível que microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte utilizem o Fampe como garantia complementar aos financiamentos do Bandes.
A cooperação entre Bandes e Sebrae tem o objetivo de facilitar o acesso do pequeno negócio às linhas de crédito, possibilitando que mais pequenas empresas tenham suas necessidades de crédito atendidas.
Sobre o FAMPE
O Fampe é um mecanismo garantidor à contratação de operações de crédito para financiamento com as instituições financeiras. Ele tem o objetivo de prestar garantia (total ou parcial) aos empréstimos levantados com as instituições financeiras credenciadas pelo Sebrae. Assim, empresários que não consigam apresentar outras formas de garantia com o Bandes, podem fazer uso do fundo de aval.