“Acho que hoje é o dia mais feliz da minha vida” (Kimilly Paulúcio Pereira).
“De todas as homenagens que já fizemos a crianças, creio que a de hoje me deixou mais emocionado” (subtenente José Luiz Santos).
As duas declarações retratam bem o que foi a terça-feira, dia 15 de fevereiro de 2022. Foi um dia de muita festa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde, Cariacica. A estudante Kimilly fez 9 anos de idade e ganhou uma surpresa: uma festa com a presença de dois policiais militares. A menina é fã da Polícia Militar.
A homenagem foi idealizada pelo pai da estudante, o corretor de imóveis Josimar Pereira, 39 anos, e realizada com a autorização da direção da escola e da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme). O pai contou que a filha conheceu uma policial militar quando tinha 7 anos e, desde então, é apaixonada pela Polícia Militar e diz que, quando crescer, quer ser policial.
O subtenente Santos e o soldado Bruno Peixoto, do 7º Batalhão da PM (Cariacica), chegaram à escola na hora do recreio surpreendendo a todos, principalmente Kimilly. Ela e os colegas do 4º ano tiveram a chance de conversar com os policiais e ainda conheceram por dentro uma viatura da corporação. “Eu gostei muito da surpresa e quero ser policial quando eu crescer”, disse a pequena Kimilly, com os olhos avermelhados, de emoção.
Com 27 anos de Polícia Militar, o subtenente Santos atua como supervisor de unidades. Percorre todo o município e está sempre em contato com a população, incluindo, crianças e adolescentes. Ele disse que já fez outras homenagens a crianças, mas a de terça-feira foi muito marcante:
“As crianças ficam muito felizes, pois nos veem como heróis. Ontem (terça-feira) fiquei mais emocionado ainda pela forma como eu e o colega Peixoto fomos recebidos pelos alunos. Quebramos uma paradigma. No início da chegada, algumas crianças ficaram meio arredias, mas depois se aproximaram de nós e nos abraçaram”, comentou o subtenente Santos, ao Blog do Elimar Côrtes.
“Todas as crianças podem abordar os policiais nas ruas para conversar, dar um abraço. Isso é muito importante para elas saberem que somos amigos da população”, ressaltou ele.
O subtenente Santos comentou ainda que Nova Valverde é um bairro tranquilo e está sempre patrulhado pela Polícia Militar. No entanto, ele reconhece que, em outras regiões do País, muitas crianças veem os bandidos – geralmente traficantes – como heróis:
“Essa inversão de valores é muito triste, porém trata-se de um problema social. Muitas dessas crianças, de bairros considerados perigosos, são de uma família desestruturada. Às vezes, o pai está preso e a mãe tem que se virar sozinha para cuidar dos filhos. A mãe sai cedo para o trabalho e, geralmente, as crianças ficam sozinhas. Esta é a lacuna que os traficantes esperam para aliciar algumas crianças. Por isso, é importante esse trabalho social que a PM do Espírito Santo realiza em prol da juventude”, pontuou o subtenente Santos.
A diretora da Emef Leonilda das Graças Langa, Angela Págio, ressaltou a importância da ação desenvolvida pela Polícia Militar: “É muito importante a participação da família se integrando com a escola. Agradecemos à PM pelo apoio”, finalizou.
(Fotos: Claudio Postay/PMC)