Carregando...

 

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Gurgel, localizada no bairro Jabaeté, na Região de Terra Vermelha, em Vila Velha, tiveram uma manhã, que marcou o primeiro dia de ano letivo, agitada e feliz. É que o Governo do Estado entregou ao grupo do Educação de Jovens e Adultos (EJA) parte dos 25 mil chromebooks que estão sendo distribuídos a todos os alunos da rede estadual de ensino. No entanto, a menina dos olhos da educação e que deixou o governador Renato Casagrande (PSB) bem à vontade foi o de poder inaugurar a primeira Sala de Inovação e Experimentação e uma escola capixaba. Casagrande classificou a ‘Sala’ como a Escola do Futuro, pois vai proporcionar aos corpo docente e alunos acesso às mais modernas ferramentas da tecnologia e um ensino inovador.

“A educação é um dos principais pilares de nosso Governo, pois, com ela, conseguiremos alcançar o desenvolvimento econômico e social. Estamos proporcionando respeito, dignidade e qualidade na educação. A escola é o local das oportunidades. Estamos fazendo uma escola no presente, para que ela seja a Escola do Futuro”, frisou o governador, sentado em uma das cadeiras expostas na Sala de Inovação e Experimentação, ao lado de um grupo de estudantes.

“Aqui, estamos projetando a Escola do Futuro”, repetiu Casagrande, que recebeu elogios e votos de agradecimentos da aluna Amanda: “Estou me sentindo bastante animada e motivada a continuar estudando. Infelizmente alguns de nossos colegas desistiram no meio do caminho. Mas eu vou seguir em frente. Somos muito gratos por essa oportunidade”.

A entrega dos 25 mil chromebooks para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) faz parte da distribuição de 60 mil equipamentos para estudantes da Rede Estadual, em 2021. O ato solene ocorreu na manhã desta segunda-feira (07/02) na EEEFM Mário Gurgel. Ao todo, o Governo do Estado está investindo R$ 144.769.800,00 na distribuição de 60 mil chromebooks. A ação faz parte da política de ampliação do uso de tecnologia e inovação nos processos educativos das escolas estaduais. O Estado também concedeu um benefício de R$ 5 mil aos professores para aquisição de computadores e uma ajuda de custo mensal para apoio à contratação do plano de internet.

A ‘Sala de Inovação e Experimentação’ é uma ação da Sedu, em parceria com o Google, e visa a possibilitar aos professores e estudantes a imersão no uso de tecnologias e suas metodologias, por meio da investigação, aprendizagem maker – é uma metodologia ativa de aprendizagem que tem como principal característica — assim como as demais desta categoria, que vai de encontro ao ensino tradicional —, promover o protagonismo dos estudantes ao longo de seu processo educacional – e programação com arduino. Para isso, as salas serão equipadas com kits de arduino, impressora 3D, equipamentos de áudio e vídeo, além de internet sem fio (Wi-Fi).

“Estamos aqui completando a entrega dos 60 mil chromebooks para nossos alunos, fazendo uma escola do futuro no presente. Também estamos investindo na criação da ‘Sala de Inovação e Experimentação’. Neste primeiro momento, são duas no Estado, sendo que uma delas está aqui na Escola Mário Gurgel, na Região 5 de Vila Velha. Os alunos e professores poderão usufruir desse espaço. Afinal, a educação é o pilar mais importante do nosso Governo”, destacou o governador Casagrande.

De acordo com a Sedu, os professores serão contemplados com formação para elaborarem suas aulas, utilizando estratégias como o ensino híbrido, aprendizagem por projetos, por investigação, aprendizagem maker e programação com arduino. Outra unidade contemplada com a “Sala de Inovação e Experimentação” foi o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Doutor Agesandro da Costa Pereira, localizado  em São Pedro, Vitória.

“Estamos iniciando a semana celebrando duas entregas que farão a diferença para os nossos estudantes. E isso é muito gratificante. Primeiro, a entrega de 25 mil chromebooks dos 60 mil que compramos no ano passado. Esses equipamentos, em específico, são para os alunos da EJA. E segundo, a entrega de uma sala voltada para a prática de inovação e experimentação, aberta para os professores que desejam realizar um trabalho diferenciado, inclusive com o uso desses chromebooks”, explicou o secretário Vitor de Angelo.

Ele explicou que a Sala de Inovação e Experimentação representa uma novidade na metodologia de ensino, proporcionando aos professores a alunos mais inovação pedagógica. “Trata-se de um laboratório, um espaço em que os professores poderão desenvolver atividade diferenciada, até pela forma como o material fica exposto na sala. É um ambiente diferente de uma sala convencional”, disse o secretário.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, também participou da solenidade e falou sobre a importância de mais esse investimento na educação. “Gosto sempre de citar uma frase de Paulo Freire [educador e filósofo brasileiro]: ‘A educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo’. Com esse olhar social, o Governo está transformando a educação, fazendo importantes entregas mesmo durante essa pandemia. Isso só é possível quando se tem sensibilidade e empatia”, pontuou.

Vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Coronel Alexandre Quintino falou da importância dos investimentos que o governador Renato Casagrande vem fazendo também no setor: “Esta entrega de hoje é muito importante para a educação. Parabéns a toda equipe do Governo Casagrande”, disse o parlamentar.

“As entregas que o governador faz, sobretudo na educação, geram oportunidades para a juventudade. Este deve ser sempre o foco dos governantes, ter a educação como um de seus principais pilares. E neste sentido, o Governo Casagrande está de parabéns, pois vem realizando todas as entregas necessárias”, completou Coronel Quintino, que também é professor de Direito Penal Militar.

(Fotos: Hélio Filho/Secom)