O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, convocou uma Sessão Extraordinária para quarta-feira (12/01), às 9 horas, para votar a solicitação de um Decreto de Calamidade Pública solicitada pelo município de São José do Calçado. Ao mesmo tempo, a Ales já está mobilizada para ajudar os capixabas que enfrentam problemas com as fortes chuvas que têm trazido uma série de transtornos a uma parte da população do Espírito Santo.
Uma dessas ações, segundo Erick Musso, é a arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas. A partir desta segunda-feira até sexta-feira (14/01), do meio-dia às 18 horas, a Assembleia Legislativa estará recolhendo donativos, na portaria do térreo da Ales, na Enseada do Suá, em Vitória, que serão encaminhadas às regiões que estão precisando dessa ajuda. A população pode ajudar com materiais de limpeza, higiene pessoal, roupas e colchões. Erick Musso ressalta que conta com a solidariedade da população para “atender aos irmãos capixabas”.
Como os deputados estão em recesso legislativo, o presidente da Ales teve que tomar uma outra medida administrativa, que é a convocação da Sessão Extraordinária para solicitação do Decreto de Calamidade Pública solicitada pelo prefeito de São José do Calçado, Antônio Coimbra de Almeida, o Cuíca.
“Vamos realizar uma Sessão Extraordinária híbrida, com a participação de uma parte dos deputados e deputadas em plenário e outro por meio remoto. Desde já agradeço a sensibilidade e o compromisso de todos os nossos parlamentares nesse difícil momento enfrentado por parte de nossa população”, disse Musso.
Ele também faz uma importante observação: que aqueles municípios, além de São José do Calçado, que também sentirem a necessidade de se utilizar do decreto de calamidade pública, podem encaminhá-lo para a Ales que será votado também na próxima quarta-feira. Uma vez votado o pedido dos prefeitos, a decisão do Plenário da Ales vai para sanção do governador Renato Casagrande.
“Todos os 78 municípios capixabas, e principalmente os que vêm enfrentando esse imenso desafio causado pelas chuvas, podem contar com a Assembleia Legislativa e com todos os seus deputados e deputadas. Estamos ao lado de nossa população nesse difícil momento. O que precisarem e estiver ao nosso alcance os municípios serão atendidos”, frisa Erick Musso.
Situação
Há uma grande preocupação porque existem 38 alertas de risco alto e moderado para alagamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas. A informação é da Defesa Civil Estadual que aponta que Ibatiba, Cachoeiro, Ibitirama, Guaçuí e Iúna estão com alto risco de deslizamentos de terra. Já Linhares, Colatina, Alegre, Baixo Guandu e Cachoeiro correm risco de inundações. Também muitas outras cidades do Sul do Estado correm risco moderado. Ainda de acordo com a Defesa Civil são, até o início dessa segunda-feira, 371 desalojados e 17 desabrigados.