As Polícias Militar e Civil prenderam na quarta-feira (05/01) dois dos três bandidos que assaltaram a residência do vereador vereador Camilo Adolfo (Itaguaçu/PSDB), no dia 11 de dezembro de 2021, e que também assaltaram outras duas residências, na última segunda-feira (03/01) – numa dessas últimas ações, os criminosos estupraram uma das vítimas, uma adolescente de 15 anos. Os assaltantes presos foram identificados como Leones Paschoal de Oliveira, 21 anos, e Daniel José de Oliveira, 27. No esconderijo da dupla os policiais encontraram bens e materiais frutos dos roubos, incluindo um dos veículos roubado nas ações criminosas.
Policiais civis e militares de Itaguaçu passaram os últimos dias na perseguição aos criminosos. Graças às investigações e ajuda da população, as forças de segurança chegaram a Leones e a Daniel e tentam encontrar agora o terceiro bandido. Daniel e Leones foram presos por policiais da Delegacia de Polícia de Itaguaçu e da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar. Eles foram localizados no distrito de Itaraninha, município de Itarana, na tarde de quarta-feira (05/01). As prisões ocorreram menos de 48 horas depois dos dois últimos crimes.
Assim que tomou conhecimento do fato, a equipe da DP de Polícia de Itaguaçu iniciou a investigação, contando com o apoio da Polícia Militar, da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Colatina e da Gerência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
“Há meses vínhamos investigando vários roubos cometidos na região de Itaguaçu, sempre com modus operandi semelhante. Na última segunda-feira, houve um novo roubo, com o uso de violência ainda mais acentuada. Com apoio da Deic de Colatina, Sesp e PM, iniciamos as diligências e logo identificamos o veículo usado pelos criminosos. De posse das informações, passamos a monitorar os suspeitos, chegando à prisão deles”, relatou o titular da DP de Itaguaçu, delegado Renan Alves.
De posse de imagens em que mostravam o exato momento em que um veículo, modelo Volkswagen/Fox, com restrição de furto e roubo, entrava em Itaraninha sendo escoltado por outro veículo, modelo Fiat/Palio, logo após um dos roubos, a Polícia Civil pode fazer o levantamento da identidade dos suspeitos, sendo constatado que um deles possuía mandado de prisão em aberto. Foi, então, solicitado apoio da PM e as equipes seguiram em conjunto para o para o local, onde montaram campana a fim de aguardar o melhor momento para realizar a abordagem dos criminosos.
Por volta das 18 horas, os bandidos chegaram ao seu esconderijo e, ao receberem voz de abordagem, tentaram se evadir. Um deles foi preso ainda na casa, já o outro ainda correu por ruas e pulou por muros da região, mas foi alcançado pelos policiais. Durante buscas dentro da residência foi encontrada uma arma de fogo calibre 32 com seis munições, que um dos bandidos assumiu pertencer a ele. No local ainda foi apreendida uma touca ninja e encontrados diversos materiais roubados pelos indivíduos, como celulares, carros e até carnes.
Leones é fugitivo do sistema prisional e estava com mandado de prisão em aberto. Daniel cumpria pena por roubo, em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. Nos assaltos e no momento da prisão, ele estava com o equipamento de monitoramento.
“São indivíduos de alta periculosidade e contumazes na prática criminosa. Um deles foi identificado, sem nenhuma dúvida, pelas vítimas que compareceram à delegacia e nossas investigações indicam que eles estão envolvidos em outros crimes registrados na região de Itaguaçu. Quem identificar esses indivíduos como autores de outros crimes deve se dirigir à delegacia, pois essas informações são de extrema importância para que esses indivíduos permaneçam presos”, orientou o delegado Renan Alves.
As vítimas que estiveram na Delegacia também reconheceram a arma apreendida com os suspeitos, além de vários objetos recuperados. Daniel foi autuado em flagrante pelo crime de roubo majorado por restrição de liberdade das vítimas, concurso de agentes e emprego de arma de fogo. Leones responderá pelo crime de roubo com as mesmas majorantes, além de porte ilegal de arma de fogo e estupro qualificado.
Ambos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CPD) de Colatina, onde permanecem à disposição da Justiça. A investigação segue em andamento, e a população pode contribuir com informações por meio do Disque-Denúncia 181.
Secretário da Segurança elogia trabalho incessante e integrado das Polícias e critica, com razão, sistema penal brasileiro
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, elogiou o trabalho permanente e integrado das Polícias Civil e Militar, que resultou na prisão dos dois bandidos. No entanto, voltou, com toda razão, a criticar a legislação penal brasileira que põe na rua bandidos de alta periculosidade:
“Recentemente, fomos procurados na Sesp por um grupo de vereadores de Itaguaçu. Eles nos pediram reforço do policiamento por conta de roubos que vinham acontecendo. Reforçamos o policiamento na região por meio de escalas extras e remuneradas dos policiais, que trabalharam de forma incessante e integrados, conseguindo êxito com a prisão desses dois elementos”, frisou Ramalho, que completou:
“Lamentavelmente, um dos criminosos estava foragido do sistema prisional (Leones); e o outro (Daniel) é condenado por assalto, mas estava em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira. Estamos, mais uma vez, devolvendo ao sistema prisional elementos de alta periculosidade”.
Gangue espalhou terror e pânico na região
Na madrugada do dia 11 de dezembro de 2021, o vereador Camilo foi feito refém e teve a casa assaltada. Na ocasião, ele relatou que outras 13 pessoas – entre parentes, amigos e três crianças – estavam em uma confraternização em sua casa, na zona rural de Itaguaçu. Armados, os Daniel, Leones e outro criminoso chegaram ao local e anunciaram o assalto.
Os 14 reféns foram levados ao banheiro da casa e amarrados. O vereador foi agredido. Os criminosos reviraram os objetos no interior do imóvel e roubaram dinheiro, joias, aparelhos eletrônicos, carnes que estavam na geladeira da residência e fugiram nos carros da família – duas caminhonetes. Filhotes de cachorro da raça pastor alemão também foram levados.
Já na última segunda-feira (03/01), duas famílias foram feitas reféns pelos mesmos bandidos, também em Itaguaçu. Segundo a polícia, uma das vítimas, uma adolescente de 15 anos, precisou ser encaminhada para um hospital por ter sido estuprada pelos marginais. Os moradores foram trancados dentro de casa. As vítimas relataram ainda que todos foram amarrados e colocados no chão. Enquanto os assaltantes reviraram os objetos da casa, pediam também dinheiro a todo momento.
Após roubarem cerca de R$ 200, além de um carro e uma motocicleta, os criminosos foram até uma casa próxima, onde estavam três pessoas, e também renderam os moradores. Da residência, segundo a polícia, foram levadas carnes que estavam na geladeira.