A pandemia trouxe um saldo negativo para as pessoas, além da própria Covid-19: o aumento excessivo de peso da população e aumento do número de casos de diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, 56% dos brasileiros ganharam peso e o número de caso de diabetes aumentou 15% durante o período de confinamento.
O médico capixaba Antelmo Sasso Fin, que é cirurgião bariátrico e metabólico e faz parte da Sociedade, alerta para a atenção que as pessoas e os gestores de saúde devem dar aos dados e afirma que é preciso voltar com a prática de exercícios e reeducação alimentar.
“Esse aumento se deve ao excesso de calorias ingeridas e a falta de exercício físico. Agora a regra é rígida e clara: quem pertence ao grupo de risco deve ficar em casa, mas pode praticar exercícios físicos no próprio lar. Já os que não fazem parte deste grupo, devem voltar a se exercitar e todos, sem exceção, devem comer menos”, diz.
Os reflexos destes índices são sentidos nos consultórios: “O número de pacientes que estão nos procurando para saber informações sobre a cirurgia bariátrica aumentou bastante. Vale ressaltar que a cirurgia cura a diabetes”, afirma Sasso Fin, que, nas cirurgias, conta com o auxílio de sua esposa, Flávia Sasso Fin.