A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai construir o Centro de Desenvolvimento do Futebol, na região de Bicanga, na Serra. A obra faz parte do contrato firmado entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a CBF, denominado “Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014”, que tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo.
O anúncio foi feito na tarde de segunda-feira (22/11) por representantes da entidade máxima do futebol brasileiro, em visita ao governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta. A CBF foi representada no evento pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, pelo vice-presidente, Marcus Vicente, e o diretor de Compliance, André Megale. Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, e o presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, além do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES), Eduardo Salles.
Em 2014, 15 Estados brasileiros não receberam jogos da Copa do Mundo, incluindo o Espírito Santo. As unidades da Federação que ficaram sem partidas receberam a promessa de que, por meio do Fundo de Legado, receberiam os Centros de Desenvolvimento do Futebol. A estrutura física do espaço contará com campo de grama, no padrão e nas dimensões oficiais da FIFA, além de vestiários e prédio administrativo equipado.
O local será voltado aos jovens, como forma de desenvolver as categorias de base e o futebol do Estado, sob a orientação da CBF e da Federação de Futebol capixaba, que será a administradora do equipamento. O Centro de Desenvolvimento do Futebol ficará ao lado da Estação Conhecimento e do novo Parque Caminho do Mar, ambos construídos pela Vale, na via que dá acesso às praias da região.
Centro de Desenvolvimento do Futebol
– 18 mil metros quadrados de terreno;
– 446 metros quadrados de área edificada;
– 17 mil metros quadrados total – área da implantação;
– Campo de futebol com gramado sintético 105x68m (medidas oficiais) – padrão FIFA Quality;
– 2 Vestiários para equipes, contendo vestiário do técnico individualizado;
– 2 Vestiários para arbitragem;
– Sala médica; banheiros para público; arquibancada verde com 480 assentos; salas de Administração para a Federação do Estado de Espírito Santo; estacionamento para 3 ônibus e 40 carros; portaria; depósito e concessão de comidas & bebidas.