O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou na manhã desta segunda-feira (11/10) que os 401 novos policiais civis vão tomar posse no dia 20 deste mês, numa cerimônia a ser realizada no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia (mais cedo, este Blog informou equivocadamente que seria no Palácio Anchieta). Eles concluíram o Curso de Formação, na Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol/ES), na última sexta-feira (08/10). Passaram por diversas fases, incluindo aulas de tiros realizadas no Estande de Tiros do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol/ES), na Rodovia do Contorno, na Serra.
Os novos policiais estão aptos a trabalhar: falta somente a realização da solenidade da posse e a entrega de documentação depois de nomeados. A nomeação será feita por meio de ato a ser publicado no Diário Oficial do Estado pelo governador: “Faremos a posse dia 20”, disse Casagrande, após a solenidade que marcou mais uma entrega na área da segurança pública, que é a computação bem arcada em viaturas das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.
O concurso para diversos cargos na Polícia Civil foi aberto em 2018, mas somente começaram a sair do papel em 2019, no primeiro ano do governo Renato Casagrande. Os novos profissionais da Polícia Civil são: 147 Investigadores de Polícia; 77 Peritos Oficiais Criminais; 85 Escrivães; 53 Auxiliares de Perícias Médico-Legal; 29 Médicos Legistas; 5 Assistentes Sociais; e 5 Psicólogos.
Na sexta-feira (08/10) a Acadepol publicou o resultado final dos candidatos que concluíram com aproveitamento o Curso de Formação Profissional. Os candidatos iniciaram a formação no dia 31 de maio e foram a primeira turma da Polícia Civil do Espírito Santo a experimentar um modelo de formação híbrido. A primeira etapa do curso foi oferecida na modalidade virtual, com aulas on-line realizadas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A segunda etapa começou no dia 14 de julho e foi presencial, oferecendo aos alunos as disciplinas específicas de cada cargo e também de práticas do dia a dia na vivência policial. O curso foi concluído no dia 6 de outubro.
“Esses candidatos alcançaram bom aproveitamento no Curso de Formação e estão preparados para trabalhar em prol da sociedade capixaba, como policiais civis. A Acadepol tem o compromisso de formar policiais capacitados e preparados para a realidade em que vivemos. A preparação desses novos profissionais é imprescindível”, destacou o diretor da Acadepol, delegado Joel Lyrio.
Todos os 401 novos policiais participaram de Curso de Instrução de Tiros no Estande do Sindipol. Tiveram aulas teóricas e práticas dadas por instrutores da Acadepol. Investigadores tiveram 80 horas de curso de tiros, enquanto para demais alunos-policiais a carga foi de 40 horas. O Sindipol também disponibilizou o restaurante da entidade para os alunos-policiais.
Bacharel em Direito, Ana Paula da Silva Ribeiro é uma das candidatas aprovadas para exercer o cargo de Auxiliar de Perícia Médico-Legal. Fez o Curso de Formação da Acadepol e teve instrução no Estande de Tiros do Sindipol. Na Academia, foi aprovada com nota 9,75. “Tivemos excelentes instrutores na Acadepol e no Estande de Tiros do Sindipol. Estou pronta para começar a trabalhar”, afirmou.
Maria Luíza Scárdua Albuquerque é outra futura Auxiliar de Perícia Médico-Legal. Está super feliz em entrar para a Polícia Civil. O namorado dela é um policial militar: “Mais um motivo de orgulho”, diz ela, aprovada com nota 9,98 na Acadepol.
Emoção mesmo está na família Folador. Três irmãs estão se tornando policiais, depois de aprovadas nos mesmos concursos. Larissa Folador Gonçalves foi aprovada para o cargo de Auxiliar de Perícia Médico-Legal, com a nota 9,90; Renata Samora Folador, que obteve a nota 9,50, é a futura Investigadora de Polícia da família; enquanto Isabela Follador Jaccoud é a mais nova Escrivã de Polícia. As irmãs Larissa e Isabela trocaram a advocacia pela carreira de policiais civis.
“Foi uma satisfação muito grande ter recebido os alunos-policiais para o curso em nosso Estande de Tiros. O Sindipol está sempre de portas abertas para todos os operadores da segurança pública. O Estande de Tiros forma policiais de diversas unidades, incluindo os agentes das Guardas Municipais. O espaço que cedemos para a realização do curso de tiros para as instituições policiais e às Guardas Municipais não tem nenhum custo para as forças de segurança. É mais uma contribuição que estamos dando para uma melhor formação dos nossos policiais”, pontuou o presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo.