O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A parceria com a Secretaria Nacional da Família (SNF) do MMDFH permitirá a implementação do projeto-piloto Famílias Fortes em quatro municípios capixabas: Alegre, Piúma, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.
O acordo foi possível graças à destinação de emendas parlamentares das deputadas federais Doutora Soraya Manato (PSL) e Lauriete (PSC). A iniciativa permite o desenvolvimento das ações de fortalecimento de vínculos familiares, envolvendo pais e filhos em uma dinâmica de encontros.
A titular da SNF, Angela Gandra, reforçou a importância do projeto para o núcleo familiar brasileiro: “Quando a família é forte, ela trabalha melhor, é mais estruturada. Em países que ampliaram o projeto do Famílias Fortes houve uma reversão do processo de degeneração social a partir da pobreza”, avaliou.
Projeto-piloto
As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes e a se comunicar de maneira eficaz.
Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
Na segunda parte do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.
Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.