Pelo menos 627 profissionais da Rede Municipal de Educação de Vitória vão receber a progressão em suas carreiras, de acordo com o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Servidor do Magistério Público do Município de Vitória (Lei Municipal n° 6.754/2006). A política de progressão nas carreiras significa que servidores da educação podem ter de 3% a 15,84% de reajuste salarial. Foram concedidas 227 progressões horizontais por antiguidade, 368 progressões horizontais por merecimento e desempenho, além de 32 progressões verticais.
“Em nossa gestão, já instituímos a bonificação por desempenho aos servidores da Educação como forma de valorização desses profissionais e com o objetivo de aprimorar a educação básica, estimulando a melhoria contínua dos profissionais e da gestão das unidades de ensino. Os servidores poderão receber até um salário e meio de bonificação. É uma forma de reconhecimento desses profissionais tão importantes e essenciais para nossa cidade”, disse, nesta sexta-feira, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).
“Sabemos que o magistério tem se dedicado e se empenhado durante toda essa pandemia, e conceder as progressões, neste momento, é uma forma de valorização, reconhecimento e garantia dos direitos a esses profissionais que fazem a diferença na sociedade”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
De acordo com Pazolini, o compromisso da administração com a responsabilidade fiscal e a boa gestão das contas públicas é o que permite não só a retomada de investimentos na educação, como o pacote de obras e intervenções em escolas, com mais de R$ 27 milhões contratados até o fim de julho deste ano, como também a valorização dos servidores por meio do bônus por desempenho e a progressão.
A lista com os profissionais contemplados pela progressão está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (10/09) e pode ser acessada aqui.
Entenda as progressões
A Prefeitura de Vitória possui um Sistema de Avaliação Especial de Desempenho, formado por uma Avaliação Periódica de Desempenho e a Evolução da Qualificação, iniciativas inovadoras dentro da administração municipal.
A partir do resultado, a administração municipal pode planejar ações que promovam a capacitação e qualificação dos colaboradores, com o objetivo de melhorar os serviços prestados. A avaliação também estabelece os critérios para a evolução profissional, possibilitando a progressão por merecimento e desempenho.
A progressão profissional permite o remanejamento do servidor público dentro do quadro geral. O enquadramento é feito conforme estabelecido nos planos de cargos, carreiras e vencimentos das categorias e significa progressão na carreira e avanço na tabela salarial: 3% no caso de progressão horizontal e 15,84% no caso de progressão vertical.
A progressão vertical precisa ser solicitada pelo servidor e é concedida de acordo com a escolaridade: graduação, especialização, mestrado e doutorado. Precisa ser solicitada. Já a progressão horizontal por antiguidade é automática, concedida a cada quatro anos. Enquanto a progressão horizontal por merecimento e desempenho também deve ser solicitada pelo servidor e está atrelada à assiduidade, avaliação e entrega de títulos (cursos e formações na área).