• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Segurança Pública

Governo rebate críticas e rechaça “falsas insinuações” sobre segurança do Espírito Santo

Críticas sem fundamento foram feitas por deputados, durante sessão da Assembleia Legislativa. Alvo foi a Central de Teleflagrante da Polícia Civil. O Governo esclarece que o projeto visa otimizar o trabalho nas Delegacias Regionais, garantindo mais produtividade e efetividade no trabalho policial.

29 de julho de 2022
dentro Segurança Pública
0
Governo rebate críticas e rechaça “falsas insinuações” sobre segurança do Espírito Santo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

O Governo do Estado rechaçou nesta segunda-feira (23/08) “as falsas insinuações” sobre a segurança pública do Espírito Santo. Na sessão de quarta-feira passada (18/08), que aprovou Projetos de Lei Complementar de autoria do Executivo Estadual e estabelece indenização concedida a policiais civis e maior acesso ao Curso de Habilitação de Sargento (CHS) da Polícia Militar, surgiram críticas a algumas ações do Governo, sobretudo, na decisão da Polícia Civil de implementar a Central de Teleflagrante.

As críticas partiram dos deputados Sergio Majeski (PSB), Delegado Danilo Bahiense (sem partido), Capitão Assumção (Patriota), Marcelos Santos (Podemos) e o presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos). Alguns dos parlamentares teceram críticas sem, no entanto, conhecer as ações desenvolvidas pelo Governo.

Já o deputado Delegado Danilo Bahiense falou de “delegacias distritais fechadas”, sem mencionar, contudo, que ele pertencia à cúpula da Polícia Civil quando do fechamento, ocorrido no governo Paulo Hartung. Na ocasião, o deputado Delegado Danilo era superintendente de Polícia Prisional e, depois, chefe da Superintendência de Polícia Técnico-Cientifico.

Desde o início da atual gestão, no início de 2019, está em curso uma política de reestruturação das forças policiais – seja de pessoal quanto de estrutura, informa o Governo do Estado. O Governo lembra que um concurso público está sendo finalizado, com a formação de mais de 700 policiais militares e 410 novos policiais civis, com objetivo de repor parte do efetivo das instituições, perdido por conta da falta de contratações nos anos anteriores.

Foram autorizadas e entregues reformas de diversas unidades policiais no Estado como, por exemplo, a Delegacia Regional de Cariacica e as sedes de Batalhões da Polícia Militar. “Também foram adquiridas 1.127 novas viaturas e 7.850 armamentos, garantindo mais condições aos nossos policiais no enfrentamento ao crime”, informa o Governo.

Com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, retomado em janeiro de 2019, quando Renato Casagrande tomou posse para seu segundo mandato como governador, os registros de homicídios e outros crimes alcançaram os menores números da série histórica.

“Os desafios da área da segurança pública são muitos, porém, o Governo do Estado também investe em tecnologia para atender às necessidades do momento”, reforça a nota.

Uma das inovações é a implantação do projeto de Teleflagrante da Polícia Civil, que visa otimizar o trabalho nas unidades, garantindo mais produtividade e efetividade no trabalho policial. O sistema permitirá que o delegado de plantão, localizado na Central Teleflagrante, atenda a mais de um caso simultaneamente, sem que haja prejuízo ao bom andamento dos procedimentos. Tal tecnologia foi implantada com sucesso nos Estados de Minas Gerais e Santa Catarina.

Assim, garante o Governo do Estado, reduz-se o tempo de espera da população e também dos policiais militares, que poderão voltar-se mais tempo para o trabalho ostensivo nas ruas.

Vale destacar que as Delegacias Regionais que forem incluídas no projeto continuarão a ter delegados e escrivães de Polícia atuando, de forma presencial, nos horários de expediente, tanto para a condução das investigações, quanto para o atendimento ao público e advogados.

Ademais, conclui a nota, o uso da tecnologia demanda um número menor de policiais nos plantões, permitindo assim que o efetivo possa ser agregado às unidades especializadas, reforçando ainda mais a atividade-fim da Polícia Civil, que é o trabalho de investigação de crimes.

Na sessão do dia 18, os parlamentares aprovaram o PLC 17/2021, que permite o pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo) para policiais que atuam em regime de plantão, e o PLC 18/2021, que acaba com o limitador para o CHS da Polícia Militar.

Post Views: 16
Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?