• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Cai o chefe do Comando de Policiamento do Interior que criticou governador e convocou manifestação contra o STF e o Congresso

Anúncio da exoneração foi feita na manhã desta segunda-feira (23/08) por João Doria em entrevista à CBN. O coronel Lacerda era o chefe do CPI-7 da PM de São Paulo. O oficial usou suas redes sociais para convocar “amigos” para a manifestação do dia 7 de Setembro, em Brasília, classificada pela Procuradoria-Geral da República como “tentativa de levante”. “Não vamos aceitar, aqui em São Paulo, nenhum tipo de insubordinação e indisciplina”, garantiu Doria.

29 de julho de 2022
dentro Politica
0
Cai o chefe do Comando de Policiamento do Interior que criticou governador e convocou manifestação contra o STF e o Congresso
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

O governador João Doria (PSDB) acaba de anunciar a exoneração do chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Aleksander Lacerda. O anúncio foi feito em entrevista concedida por Doria à Rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (23/08). O coronel foi demitido do cargo e também passará a responder a um Inquérito Policial Militar por ter convocado seus “amigos” para a manifestação do dia 7 de Setembro, em Brasília, classificada pela Procuradoria-Geral da República como “tentativa de levante”, na qual bolsonaristas pretenderiam atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional em nome da adoção do voto impresso. O oficial criticou políticos e o próprio governador paulista por meio de suas redes sociais.

De acordo com o Estadão, o até então chefe do Comando de Policiamento do Interior tinha sob suas ordens sete Batalhões da PM paulista, cuja tropa de cerca de 5 mil homens é desdobrada em 78 municípios da região de Sorocaba, sede do CPI-7. O oficial afirma ainda que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), é “covarde”, que o governador de São Paulo, João Doria, é uma “cepa indiana” e o deputado Rodrigo Maia, recém nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo,  é qualificado como beneficiário de um esquema “mafioso”.

As manifestações do coronel Aleksander Lacerda configuram transgressão disciplinar. Elas acontecem em meio à crescente tensão no País com a convocação dos atos do 7 de Setembro. Além dele, militares bolsonaristas da reserva em Estados como Ceará e São Paulo, têm convocados veteranos da PM para os atos.

O coronel Lacerda fez suas manifestações em sua conta no Facebook. Em 16 de agosto, ele postou: “Liberdade não se ganha, se toma. Dia 7/9 eu vou”. No dia 20, o coronel publicou mensagem na qual é dito que “nenhum liberal de talco no bumbum” consegue “derrubar a hegemonia esquerdista no Brasil”. “Precisamos de um tanque, não de um carrinho de sorvete”. Sobre o dia 7 de Setembro, compartilhou a mensagem: “caldo vai esquentar”.

Sobre o senador Pacheco, escreveu, ao compartilhar a notícia de que ele se recusara a levar adiante o pedido de Bolsonaro de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes: “Covarde! Honre seu Estado, que nos deu Tiradentes, JK, Tancredo e tantos outros”.

João Doria foi retratado como travesti em montagem ao lado dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Omar Aziz (PSD-PA), Humberto Costa (PT-PE) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chamados de “cepas indianas prontas para acabar com o Brasil”. No dia 18, o coronel compartilhou post do ex-senador Magno Malta no qual pergunta se os ministros Moraes e Luís Roberto Barroso vão punir “Doria e Zé Dirceu”, igualando a situação do governador com a do líder petista.

O coronel agia principalmente por meio do compartilhamento de publicações de blogueiros e de parlamentares bolsonaristas. Ao todo, o Estadão contou 397 publicações de caráter político e partidário entre os dia 1.º e 22 de agosto. Foram 152 delas com campanhas bolsonaristas, como a do voto impresso, por meio de posts de deputados como Carlos Jordy (PSL-RJ) e Filipe Barros (PSL-PR), o relator da PEC do Voto Impresso, derrotada na Câmara.

De acordo com o governador, o secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, general da reserva João Camilo Pires de Campos, e o comandante-geral da PM, coronel Fernando Alencar Medeiros, já comunicaram ao coronel Lacerda sobre a perda do cargo e a instauração do IPM:

“Não vamos aceitar, aqui em São Paulo, nenhum tipo de insubordinação e indisciplina”, garantiu João Doria.

(Com informações  também do Estadão) 

 

Post Views: 20
Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?