A Prefeitura Municipal de Cariacica possui um dos melhores serviços de castração de cães e gatos do Espírito Santo. Detalhe: o serviço de castração é feito gratuitamente e sem nenhuma restrição. E mais: em breve, a Prefeitura vai instalar a primeira Clínica Veterinária Pública em solo capixaba.
O anúncio foi feito na manhã deste domingo (15/08) pelo prefeito Euclério Sampaio. “Nosso Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já oferta o serviço de castração para quem possui um animal em casa e não tem condições financeiras para arcar com os custos da cirurgia. Animais abandonados ou em situação de rua também são castrados pela Prefeitura”, disse Euclério Sampaio.
O prefeito anunciou também outra novidade: a construção da Clínica Veterinária Pública de Cariacica. Com investimentos previstos de R$ 6,8 milhões, a Clínica será erguida numa área entre os bairros Itacibá e Nova Valverde:
“Em breve lançaremos o edital para a construção da obra. A Prefeitura será responsável por esta que será a primeira Clínica Veterinária Pública do Espírito Santo. O projeto já está saindo do papel”, afirmou Euclério Sampaio.
Atualmente a Prefeitura de Cariacica realiza, em média, 100 castrações de animais por mês. As solicitações devem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria do Município, o 162. Após a solicitação do munícipe, o setor responsável organiza a agenda e envia uma van até o local para buscar o animal.
No momento há uma lista de espera. A castração é realizada por veterinários credenciados em um centro cirúrgico especializado e o animal tem todo o acompanhamento necessário. Antes, no entanto, os animais passam por exames pré-operatórios para identificar se estão aptos ou não para o procedimento de castração. Os animais recolhidos nas ruas, após a castração, recebem tratamento e são colocados para adoção.
“Todos os serviços antes e após a cirurgia de castração são gratuitos. Temos, sem dúvida alguma, o melhor serviço de castração do Estado. Quando o serviço é acionado, uma equipe vai de van, com ar condicionada e totalmente equipada, até o local buscar o anima. A Prefeitura faz os exames pré-operatório e, quando o animal sai da cirurgia, ele é medicado e os remédios que deverão ser usados posteriormente entregues ao dono do cão ou do gato. A Prefeitura também entrega toda documentação ao proprietário do animal”, informou o secretário Municipal de Serviços, Marcos Aranda.
No dia 10 deste mês, a Prefeitura de Vitória lançou um programa permanente para o controle populacional de cães e gatos, visando reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono na capital. O “Vitória da Castração Animal” compreende: cadastro de tutores; registro e microchipagem dos animais; credenciamento de clínicas veterinárias para esterilização cirúrgica, com realização de exames laboratoriais, fornecimento de materiais e medicamentos em todas as etapas do processo operatório e pós-operatório, minimizando os riscos de óbito.
O programa, no entanto, tem uma série de restrição. O acesso ao programa será por meio do cadastramento individual. Haverá quatro perfis:
I – Protetores independentes, que residam em Vitória e que possuam sob sua tutela um mínimo de sete animais;
II – Munícipe em geral, independente de renda, que possua sob sua tutela um máximo de seis animais;
III – Organizações Não Governamentais (ONGs), pessoa jurídica de direito privado, devidamente constituídas, que tenham como objeto de atuação a proteção, defesa e bem-estar animal, independente de número de animais sob sua tutela, com comprovada atuação no município;
IV – Munícipe em situação de vulnerabilidade social, que possua sob sua tutela um máximo de seis animais. Neste caso, é preciso apresentar o NIS (registro no CadÚnico); ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de 1,5 salário mínimo por pessoa da família e residir em área de interesse social previamente estabelecida pelo programa.