Advogado bem conhecido no meio da segurança pública – até por conta de sua origem militar –, José Mário Vieira está agora militando também na literatura. Ele acaba de lançar seu primeiro livro de poesias, chamado ‘Encontro Marcado’, escrito nesse conturbado e melancólico período da pandemia do novo coronavírus. Mário Vieira, como o advogado e 1º Tenente Reformado da Polícia Militar do Espírito Santo se identifica como escritor, escolheu a cidade de Santa Teresa, Região Serrana e de clima bastante agradável, para residir e construir uma série de poesias.
“Após intensa atividade profissional em Vitória, há cerca de 10 anos me mudei para o interior do Estado em busca de mais tempo para mim e minha família. Uma vida mais simples e integral”, diz Mário Vieira.
Mal sabia ele que, ao escolher Santa Teresa, a “terra doce dos colibris”, tinha um encontro marcado com a poesia:
“Em plena pandemia, entre caminhadas e contemplações da exuberante natureza local, resolvi colocar no papel pensamentos e reflexões em forma de poesia”, completa Mário Vieira, ao convidar os leitores para uma “viagem” em sua obra literária.
Os exemplares começarão a ser vendidos em seis livrarias virtuais. O livro está sendo lançado pela Filos Editora, de São Paulo. Em breve, as livrarias estarão disponibilizando, em seus sites na internet, os links para a aquisição do livro. No entanto, quem não quiser esperar, pode manter contato com o advogado-escritor-oficial da PM Mário Vieira pelo telefone (27- 99971-7011) e comprar o livro.
José Mário Vieira é da turma de 1983. Fez seu Curso de Formação de Oficiais na Academia da Brigada Militar, a PM do Rio Grande do Sul. Naquela época, a PM capixaba ainda não possuía o Curso de Oficiais.
Por motivo de saúde, porém, em 1989 ele teve que ser reformado. Iniciou a faculdade de Direito, formou-se em 1990 e desde 1994 é advogado atuante, com escritório em Vitória, Serra e Santa Teresa..
Mário Vieira é casado com a também policial militar da Reserva Kely Cristina, que, assim como ele, é advogada.
Abaixo, o leitor pode se deliciar com uma das poesias, chamada também Encontro Marcado:
Tudo o que está em cima,
está embaixo
Tudo que está fora,
está dentro
Tudo que esquenta,
esfria, tudo que nasce,
morre, tudo que vai,
um dia volta,
tudo que sobe desce
Tudo está interligado,
como uma grande teia
Tudo o que você dá,
você recebe
É a lei do retorno,
lei da causa e efeito
É da lei da atração,
faz parte do princípio hermético
E nesta toada, todas as coisas
se movimentam e vibram
Tudo é energia
e está em
constante movimento
e tudo faz parte
do todo divino
Ste, 01/07/2021
(Do livro Encontro Marcado)
Mário Vieira – Filos Editora