Um Estado próspero, com segurança fiscal, boa relação institucional, competitivo, com mão de obra qualificada e disposto a crescer a partir de um modelo de atração de negócios focado na prospecção. Estes são alguns dos móvitos que levaram a companhia de alimentos BRF (BRFS3) a anunciar, na quinta-feira (10/06), a construção de um novo centro de distribuição na região da Grande Vitória, com investimentos estimados em R$ 70 milhões de reais.
O anúncio, feito ao governador Renato Casagrande (PSB), se segue a investimentos de R$ 764 milhões divulgados na véspera para ampliar instalações em Santa Catarina e Matro Grosso do Sul. A BRF é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy.
De acordo com a BRF, o novo centro de distribuição capixaba ocupará área de 13 mil metros quadrados e será o mais “sustentável” da companhia, contando com painéis solares com capacidade para gerar até 1,5 megawatts de energia.
Além da geração solar, a BRF também promete o reaproveitamento de água, inovações na geração de frio e uma frota com zero emissão de gás carbônico para a nova instalação capixaba.
“A BRF tem um espaço para crescimento das operações no Espírito Santo e este investimento mostra nosso compromisso em gerar riquezas e seguir nosso plano Visão 2030”, disse o CEO da BRF, Lorival Luz, em referência à estratégia de sustentabilidade da companhia.
O projeto foi apresentado por Lorival Luz e pela vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF, Grazielle Parenti, em reunião virtual com o governador Casagrande e o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.
O novo Centro de Distribuição será o mais sustentável da BRF e contará com luz natural e energia solar, reaproveitamento de água, inovação na geração de frio, frota com zero emissão de CO2 e centro de aprendizagem para a comunidade.
O governador pontuou a importância do investimento da BRF no Espírito Santo. “O conceito do centro de distribuição nos agrada muito. Um centro moderno e sustentável, caminho obrigatório que devemos seguir daqui para frente. É importante para toda a sociedade que empresas, como a BRF, tenham um componente da sustentabilidade presente. Temos um Estado com equilíbrio fiscal e institucional, bons mecanismos de incentivos para atração de investimentos, um Fundo Soberano e uma vocação logística. Temos total interesse na presença forte de Companhia em nosso Estado, gerando oportunidades aos capixabas”, reforçou Casagrande.
“A BRF tem um espaço para crescimento das operações no Espírito Santo e este investimento mostra nosso compromisso em gerar riquezas, seguir nosso plano Visão 2030 e levar vida melhor a todos com integridade, segurança e qualidade”, destacou Lorival Luz.
“O projeto da BRF, uma das maiores empresas do segmento alimentício, é muito bem-vindo e se mostra em sintonia com os princípios de sustentabilidade, que é uma tendência mundial também adotada pelo Estado do Espírito Santo. As boas práticas adotadas pelo nosso governador Renato Casagrande têm colocado o Estado em uma posição atrativa para investidores e para ampliação de projetos. A decisão da BRF sinaliza que estamos no caminho certo”, pontuou Tyago Hoffmann.
De acordo com o secretário, o Espírito Santo é um Estado próspero, com segurança fiscal, boa relação institucional, competitivo, com mão de obra qualificada e disposto a crescer a partir de um modelo de atração de negócios focado na prospecção. “Nosso olhar também é voltado para as pessoas e a ampliação de projetos traz oportunidades para as regiões e para os capixabas e isto é o que queremos”, disse.
Grazielle Parenti destacou os compromissos da empresa com a sustentabilidade. “Esta unidade estará de acordo com o Plano BRF de Sustentabilidade, anunciado em 2020, e que contém os compromissos públicos de curto, médio e longo prazos da Companhia”, afirmou a vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF.
Atualmente a BRF possui um Centro de Distribuição em funcionamento em Viana, ao sul da Capital, que atende a todo o Espírito Santo. A partir deste local, é movimentado um volume médio mensal de mais de 2700 toneladas.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.}
Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.