A Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) está orientando as Unidades de Ensino da Rede Municipal a realizarem diálogo com as famílias das crianças/estudantes público-alvo da Educação Especial para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que atenda as especificidades de cada aluno. A gestão do prefeito Sérgio Vidigal (PDT) reconhece que esses estudantes possuem características que exigem um olhar individualizado, considerando as necessidades e potencialidades de cada um.
“Com certeza, a Educação Especial é tratada com dedicação e humanização pela Prefeitura da Serra. Estamos tendo atendimento estratégico para alunos da Educação Especial nesse período da pandemia do coronavírus (Coivid-19)”, afirma o secretário Municipal da Educação, Alessandro Bermudes.
Para o atendimento no turno de matrícula do estudante, é orientado que as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) sejam elaboradas para além do material impresso adaptado, orientações às famílias sobre a proposição da atividade e materiais pedagógicos concretos que contribuam no ensino do currículo trabalhado.
Para garantir momentos de mediação pedagógica, as escolas estão organizando estratégias que favoreçam a interação entre o professor e os estudantes, de forma não presencial, de acordo com as condições tecnológicas de cada família, com o objetivo de observar as dificuldades/potencialidades nos processos de ensino-aprendizagem para reorganização das práticas pedagógicas.
Além disso, segundo o secretário Alessandro Bermudes, o atendimento no contraturno ofertado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) foi reiniciado de forma não presencial com o desenvolvimento de projetos pedagógicos.
Deficiência auditiva
Para os alunos com deficiência auditiva é ofertada a mediação de forma on-line, com videochamadas, com o foco no ensino de Libras e Língua Portuguesa na modalidade escrita, com o objetivo de aprofundar os conceitos e significados dos textos e enunciados das APNPs, além das orientações às famílias.
Deficiência visual
As crianças/estudantes com deficiência visual, têm acesso aos professores de Educação Especial do turno, na Sala de Recursos Multifuncionais, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o Braille.
Altas habilidades
Para alunos com altas habilidades/superdotação estão sendo realizados atendimentos individuais on-line, considerando a área de interesse do estudante, e para além desse atendimento será oferecido também a participação em projetos.
Projetos para alunos com altas habilidades/superdotação
Projeto Movimento Maker: reutilização de materiais que seriam descartados nas residências dos estudantes trabalhando assim, meio ambiente, tecnologia e sustentabilidade;
Projeto de Desenho: ensino de técnicas de desenho, caricaturas, pinturas e aprofundando o conhecimento de artistas nacionais e internacionais;
Projeto de Matemática: foco em desafios, cubo mágico e xadrez.
Deficiência Intelectual e Autismo
Crianças/estudantes com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista, terão seus conhecimentos potencializados, utilizando materiais diferenciados como jogos pedagógicos, atividades interativas e materiais concretos.