O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou nesta terça-feira (27/04) Ordem de Serviço para a obra de ampliação e reforma das instalações elétricas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada em Maria Ortiz.
O investimento é de R$ 371.908,12 e o prazo de conclusão das obras é de 90 dias. A Emef atende a 733 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com o prefeito, a modernização dos espaços físicos da rede municipal de ensino é uma prioridade da atual administração da Prefeitura de Vitória. A meta é ter como diretriz uma educação pública de qualidade para todos os estudantes matriculados nas 102 unidades da capital:
“Esta é a quarta Ordem de Serviço em quatro meses, somente na área da Educação, o que demonstra o nosso compromisso com uma educação transformadora. Por isso, a nossa persistência em adotar medidas de austeridade e compromisso fiscal. Persisto, dia após dia, no combate a toda e qualquer forma de desperdício, desvio ou má utilização do dinheiro público, para poder, neste momento, investir com recursos próprios. Os aparelhos de ar-condicionado ficaram três anos aqui, dentro de caixas, e em 90 dias eles estarão instalados e funcionando nas salas de aula”, pontuou Lorenzo Pazolini.
Melhoria da aprendizagem
A secretária Municipal de Educação, Juliana Rohsner, ressaltou que a ampliação da rede elétrica da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira vai propiciar a instalação de aparelhos de ar-condicionado, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes e para a redução de eventos de desconcentração dos estudantes.
“Essa reforma é para dar mais qualidade para a educação, pensando no ensino em sala de aula. O bom clima escolar favorece a aprendizagem. A Seme está trabalhando para que todas as nossas crianças aprendam. Colocar um ar-condicionado numa sala de aula é propiciar um ambiente favorável para que nossos estudantes tenham uma condição melhor de aprendizagem”, disse.
O diretor da unidade de ensino, Amarildo Menezes, agradeceu pela tão aguardada reforma. “A educação perpassa não apenas questões cognitivas, mas também por infraestrutura, para que nossos estudantes se sintam bem e acolhidos. Por isso, agradecemos por este momento”.
Quem também celebrou a Ordem de Serviço foi o presidente da Associação de Moradores de Maria Ortiz, Mário Jorge, cujas duas filhas estudaram na escola e onde ele já atuou como professor de teatro. “É um marco histórico saber que a Prefeitura está junto conosco. Duas filhas minhas estudaram aqui. Nos anos 90, eu dei aula de teatro aqui. Obrigado por olharem dessa forma para nossa comunidade”.
A obra
A ampliação e reforma na parte elétrica são necessárias para que seja possível a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas 16 salas de aula da escola.
A obra prevê instalação de um novo padrão de entrada de energia com subestação aérea de 225 KVA-13,8 KV – 220/127 V, bem como novos quadros de distribuição e toda infraestrutura de eletrodutos e cabos elétricos, além da pintura das salas de aula.
(Fotos: Leonardo Silveira/PMV)