Repensar as ações junto aos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Vitória. Esse é o desafio dos professores enquanto a pandemia do novo coronavírus não permite a presença nas salas de aula das unidades de ensino.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, localizada no bairro Tabuazeiro, as professoras Eliane Victor da Silva Amorim, do 1º ano do Ensino Fundamental, e Dayse Moraes Perini Calixto, que dá aulas para o 3º ano, buscam estratégias para auxiliar os estudantes, envolvendo também as famílias no ensino remoto emergencial.
“Estamos falando de crianças em processo de alfabetização que necessitam de mediação constante, até para acessar os meios tecnológicos. Os livros didáticos foram enviados para casa junto com roteiro de estudos, mas, ao longo do percurso, verificamos que não era o suficiente, pois as famílias ainda tinham dúvidas para mediar o processo de aprendizagem com os filhos”, contou Eliane.
Na turma do 1º ano, ela passou a fazer aulas on-line individualizadas. Funciona assim: cada criança tem seu horário de aula marcado com a professora, que realiza uma chamada de vídeo com duração de 50 minutos para realização de atividades e tirar dúvidas.
No 3º ano, a professora Dayse Perini produz vídeos explicativos de conteúdos para esclarecer as dúvidas dos estudantes e orientar a realização das atividades propostas. O agendamento de aula on-line é feito de acordo com a necessidade de cada estudante/família, sendo esse acompanhamento feito pela professora por meio da busca ativa.
Participação das famílias
Andressa Barbosa Costa Fonseca, mãe do estudante Danylo, do 1º ano, escreveu elogio à professora no grupo de WhatsApp. A dedicação tem como resultado, por exemplo, a alfabetização das crianças. “Professora, grata por todo esforço. Conte sempre comigo. Todo esforço é válido pra aprendizagem do meu filho. Gratidão, isso não tem preço”, escreveu Andressa Barbosa Costa Fonseca, mãe do estudante Danylo, do 1º ano, no grupo da turma, com vídeos do pequeno estudante realizando suas atividades em casa.
“O retorno tem sido positivo e, apesar dos obstáculos e desafios enormes, a participação dos estudantes e famílias é grande. Precisamos deixar claro que a parceria família e escola nesse processo é fundamental. O primordial para essa participação é empatia e paciência para compreender que estamos todos passando por situações adversas e a união é fundamental para alcançar objetivos e atender as expectativas”, destacou a professora Eliane Victor.
Ações desenvolvidas
Grupo de WhatsApp da turma, no qual são postados roteiros de estudos, vídeos explicativos dos componentes curriculares e orientações diversas.
- Aulas on-line individualizadas, nas quais cada criança da turma tem seu horário agendado em comum acordo com a família e professora. Na hora marcada é realizada uma chamada de vídeo com duração de 50 minutos.
- Chamadas telefônicas para quem não possui acesso à internet para tirar as dúvidas das atividades enviadas.
Atividades propostas
As atividades propostas pelas professoras são voltadas para alfabetização, mas englobam todos os componentes curriculares da rede de ensino de Vitória. Todas as crianças receberam da escola os livros didáticos.
E há também postagem de atividades na plataforma AprendeVix e atividades direcionadas e diversificadas nos grupos de WhatsApp, que trabalham com o lúdico levando também ao aprendizado, como alfabeto móvel, parlendas e biblioteca virtual.
As famílias recebem roteiros de estudos de como proceder em cada atividade.
No 3º ano, segue a mesma didática. A professora Dayse Perini envia no roteiro de estudo o passo a passo de como as famílias podem auxiliar os estudantes na realização de cada atividade, visando a ampliar o contexto da aprendizagem, e não apenas o “fazer por fazer”.
(Fonte: Portal da PMV)