A Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) da Polícia Militar do Espírito Santo realizou na manhã de quinta-feira (15/04), em sua sede, no bairro Santa Martha, em Vitória, a entrega de três cães farejadores. A ação visa à reativação dos K9 no 11º Batalhão e na 8ª e 9ª Companhias Independentes.
O Programa K9 consiste em uma estratégia de policiamento voltada para a descentralização do uso do cão policial. Atualmente nove Unidades Operacionais (2º, 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 13º BPM, 13ª e 14ª Cia Ind) contam com os binômios especializados na localização de armas, munições, drogas e suspeitos. Com a reativação de mais três K9, a PMES passa a contar com 12 Patrulhas Policial Cão no Estado.
Na oportunidade da entrega dos K9, o comandante da Cioc, major José Antônio Lopes Cardoso, destacou que a descentralização do emprego do binômio homem-cão na PMES está à vanguarda das polícias no Brasil, “o que torna sua atuação eficaz nesse processo de policiamento”.
O comandante do Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPO-E), coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, ressaltou que essa premissa busca maior efetividade, proximidade e agilidade entre a atividade com cães e as polícias militares estaduais.
“E essa parceria tem se demonstrado profícua e salutar, ampliando a capacidade de emprego dos cães em ocorrências, que podem, simultaneamente, acontecer de norte a sul do estado. Essa é a nossa maior expectativa: a busca por entregas cada vez mais positivas para a sociedade e engrandecimento da nossa PMES”, completou Pimenta.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, lembrou o início do seu comando na instituição, quando tinha o desafio de combater os crimes de homicídio e contra o patrimônio, entre outros, enfatizando o papel fundamental da Cioc nesse combate.
“Após diagnósticos na PMES, aliado ao planejamento diante da realidade vista In Loco, será possível adquirir novos cães para atender o desejo das unidades. O projeto K9 da PMES conta com o apoio do comando geral”, frisou.
Novos condutores
O subtenente Edi Carlos de Souza Leite e o cabo Guilherme Cardoso Martins, do 11º Batalhão, receberam a cadela Kira. Hoje ela é uma das cadelas mais experientes em detecção de faro de drogas e armas.
O cabo Wilson de Oliveira Alves e o soldado Iago Rudio, da 8ª Companhia Independente, receberam o cão Ivan. Cão jovem e focado, que trabalha de forma organizada. Representa o futuro dos cães farejadores de armas e drogas da PM.
Já os soldados Hugo Lazzari Serbate e Fabio Pereira Malta, da 9ª Companhia Independente, passam a ser condutores da cadela Aika. Uma cadela ágil, não teme obstáculos durante sua atuação. Promessa de excelentes desempenhos na detecção de drogas e armas.
Projeto K9
A atividade com cães na PMES iniciou-se na década de 70, completando 51 anos de trabalho e prestação de serviço à sociedade.
Com o objetivo de oferecer um melhor serviço, no final de 2018, de maneira inovadora, a PMES iniciou o Projeto K9 (do inglês “Canine”). Assim, introduz a atividade com cães às unidades operacionais com responsabilidade de área, através da implantação de binômios (homem-cão) no efetivo desses batalhões e companhias independentes.
Desde então, a PMES tem colhido frutos desse projeto manifestados por meio do êxito nas apreensões e detenções com auxílio dos cães.
Só no ano de 2020, o emprego deste recurso apreendeu em operações 18.900 unidades de drogas, mais de 76 quilos de maconha, retiraram 34 armas de fogo de circulação e detiveram 97 pessoas.
(Fonte: Portal da PMES)