• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Segurança Pública

Unidades da Polícia Militar recebem cães para reativação do Programa K9 no Espírito Santo

O projeto consiste em uma estratégia de policiamento voltada para a descentralização do uso do cão policial. No ano passado, o emprego deste recurso apreendeu em operações 18.900 unidades de drogas, mais de 76 quilos de maconha, retiraram 34 armas de fogo de circulação e detiveram 97 pessoas.

29 de julho de 2022
dentro Segurança Pública
0
Unidades da Polícia Militar recebem cães para reativação do Programa K9 no Espírito Santo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

A Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) da Polícia Militar do Espírito Santo realizou na manhã de quinta-feira (15/04), em sua sede, no bairro Santa Martha, em Vitória, a entrega de três cães farejadores. A ação visa à reativação dos K9 no 11º Batalhão e na 8ª e 9ª Companhias Independentes.

O Programa K9 consiste em uma estratégia de policiamento voltada para a descentralização do uso do cão policial. Atualmente nove Unidades Operacionais (2º, 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 13º BPM, 13ª e 14ª Cia Ind) contam com os binômios especializados na localização de armas, munições, drogas e suspeitos. Com a reativação de mais três K9, a PMES passa a contar com 12 Patrulhas Policial Cão no Estado.

Na oportunidade da entrega dos K9, o comandante da Cioc, major José Antônio Lopes Cardoso, destacou que a descentralização do emprego do binômio homem-cão na PMES está à vanguarda das polícias no Brasil, “o que torna sua atuação eficaz nesse processo de policiamento”.

O comandante do Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPO-E), coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, ressaltou que essa premissa busca maior efetividade, proximidade e agilidade entre a atividade com cães e as polícias militares estaduais.

“E essa parceria tem se demonstrado profícua e salutar, ampliando a capacidade de emprego dos cães em ocorrências, que podem, simultaneamente, acontecer de norte a sul do estado. Essa é a nossa maior expectativa: a busca por entregas cada vez mais positivas para a sociedade e engrandecimento da nossa PMES”, completou Pimenta.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, lembrou o início do seu comando na instituição, quando tinha o desafio de combater os crimes de homicídio e contra o patrimônio, entre outros, enfatizando o papel fundamental da Cioc nesse combate.

“Após diagnósticos na PMES, aliado ao planejamento diante da realidade vista In Loco, será possível adquirir novos cães para atender o desejo das unidades. O projeto K9 da PMES conta com o apoio do comando geral”, frisou.

Novos condutores

O subtenente Edi Carlos de Souza Leite e o cabo Guilherme Cardoso Martins, do 11º Batalhão, receberam a cadela Kira. Hoje ela é uma das cadelas mais experientes em detecção de faro de drogas e armas.

O cabo Wilson de Oliveira Alves e o soldado Iago Rudio, da 8ª Companhia Independente, receberam o cão Ivan. Cão jovem e focado, que trabalha de forma organizada. Representa o futuro dos cães farejadores de armas e drogas da PM.

Já os soldados Hugo Lazzari Serbate e Fabio Pereira Malta, da 9ª Companhia Independente, passam a ser condutores da cadela Aika. Uma cadela ágil, não teme obstáculos durante sua atuação. Promessa de excelentes desempenhos na detecção de drogas e armas.

Projeto K9

A atividade com cães na PMES iniciou-se na década de 70, completando 51 anos de trabalho e prestação de serviço à sociedade.

Com o objetivo de oferecer um melhor serviço, no final de 2018, de maneira inovadora, a PMES iniciou o Projeto K9 (do inglês “Canine”). Assim, introduz a atividade com cães às unidades operacionais com responsabilidade de área, através da implantação de binômios (homem-cão) no efetivo desses batalhões e companhias independentes.

Desde então, a PMES tem colhido frutos desse projeto manifestados por meio do êxito nas apreensões e detenções com auxílio dos cães.

Só no ano de 2020, o emprego deste recurso apreendeu em operações 18.900 unidades de drogas, mais de 76 quilos de maconha, retiraram 34 armas de fogo de circulação e detiveram 97 pessoas.

(Fonte: Portal da PMES)

Post Views: 43
Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?