O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud de Oliveira, se reuniu com a diretoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) para discutir estratégias conjuntas que podem ampliar o acesso das indústrias capixabas aos serviços e linhas de crédito oferecidas pelo banco.
A ampliação dos recursos disponibilizados pelo Bandes na economia capixaba, em especial no setor industrial, vem projetando a geração e a manutenção de empregos diretos e indiretos, além de contribuir para a construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento regional e para a dinâmica econômica nas localidades onde os recursos são investidos.
Além de Munir Abud, participaram do encontro a presidente da Findes, Cris Samorini; o vice-presidente Paulo Baraona; o diretor geral Roberto Campos de Lima; e o chefe de Gabinete, Léo de Paula.
O encontro entre as duas entidades aconteceu nesta semana, na sede da Findes, na Reta da Penha, em Vitória. A busca pela aproximação do Bandes dos representantes da indústria e demais setores econômicos está alinhada à estratégia da instituição.
“Queremos que o Bandes esteja cada vez mais perto das empresas e dos empreendedores capixabas, mostrando que somos um banco que acredita nos projetos por meio dos nossos financiamentos”, destacou o diretor-presidente.
O banco capixaba conta com um modelo de atendimento ao cliente, estruturado sobre dois pilares: o de desenvolvimento regional e de desenvolvimento setorial. Munir Abud afirma ainda que a atuação do banco no apoio à indústria pode crescer muito com o esforço conjunto.
“O Bandes disponibiliza recursos para o empresário do segmento industrial com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva das empresas, principalmente por meio da adoção de práticas que possibilitem ganho de competitividade como a modernização tecnológica. Atuar de forma alinhada com as necessidades e anseios do mercado é fundamental para oferecermos produtos e serviços adequados para a concessão de um crédito de qualidade e com agilidade ao investimento. Nesse sentido, vamos ampliar o acesso ao crédito do Bandes e esta parceria é mais uma das nossas frentes de atuação”, explica Munir Abud.
Ampliação e diversificação do crédito
O Bandes liberou, em 2020, cerca de R$ 95 milhões para o investimento no setor industrial capixaba. O montante representa mais de um terço dos recursos liberados pelo banco e solidifica a instituição enquanto referência para empreendimentos industriais, inclusive de pequeno e médio portes.
Com o apoio do banco, o empresariado conta com produtos e serviços adequados à necessidade do segmento. O Bandes disponibiliza linhas de crédito que atendem a todas as etapas de produção que possibilitam promover o aumento da capacidade produtiva das empresas, por meio da modernização tecnológica, visando a obter economias de escala e melhoria na qualidade de produtos.