O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) pediu ao Governo do Estado que os servidores lotados no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória e nos Serviços Médico Legal do interior sejam logo imunizados contra o novo coronavírus nessa primeira etapa de campanha de vacinação, junto com os profissionais de saúde. Por sua vez, o Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo quer que o Governo do Estado elabore calendário de vacinação para todos os idosos acima de 60 anos.
O pedido foi feito oficialmente na quarta-feira (10/02) ao delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, e aos secretários de Estado da Segurança e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, e da Saúde, Nésio Fernandes.
De acordo com o presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo, o Sindicato reconhece que todos os agentes da segurança pública estão no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Covid-19.No entanto, frisou que os profissionais do DML e dos SMLs estão em contato direto com pessoas, materiais e instrumentos que aumentam a chance de contaminação pelo novo coronavírus.
“Considerando as atividades e exames realizados nestas unidades, como conjunção carnal, necropsias, transporte e liberação de corpos, por exemplo, esses profissionais-policiais estão ainda mais expostos ao vírus. Portanto, entendemos que eles precisam ser logo vacinados”, explicou Aloísio Fajardo.
A diretoria do Sindipol/ES acredita que o pedido será aceito pela coerência e pelo risco real que esses policiais estão correndo durante o trabalho. Por isso, o Sindipol/ES reitera que todos sejam logo vacinados, junto com os profissionais de saúde.
Sindicato Nacional dos Aposentados cobra do Estado calendário de vacinação para todos os idosos acima de 60 anos
Em outra frente, o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi/ES) ajuizou, na quarta-feira (10/02), Notificação em face do Estado do Espírito Santo, requerendo calendário efetivo para início da vacinação no grupo geral dos idosos acima de 60 anos. A Notificação foi protocolada no Fórum de Vitória pelo presidente do Sindnapi/ES, Jânio Jacinto Araújo, e pelo presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo.
Jânio Araújo disse que dados oficiais divulgados pelo Governo Federal em 2 de janeiro de 2021 indicam que 74,2% de todas as vítimas do Covid-19 no País são idosos, ou seja, o “coronavírus já matou mais de 142 mil pessoas acima de 60 anos, conforme gráfico divulgado pelo Ministério da Saúde”.
Desse percentual de 74,2% de óbitos em idosos acima de 60 anos, 23,58 % têm entre 60 e 69 anos; 26, 03% entre 70 e 79 anos; 19,26% entre 80 e 89 anos; e 5,29% acima de 90 anos.
“Aqui no Estado, de acordo com informações oficiais da Secretaria Estadual de Saúde, já temos mais de 6 mil óbitos desde o início da pandemia”, explicou Jânio Araújo.
“Baseado nessas informações e índices divulgados e após uma breve e superficial análise, chegamos a triste marca de 12,1 óbitos de idosos acima de 60 anos por dia. É realmente uma marca muito dolorosa. Nosso objetivo com essa Notificação é requerer das nossas autoridades um esforço ainda maior do que se tem feito, para zerar ou diminuir consideravelmente esses índices. Somos testemunhas da boa vontade do nosso governador Renato Casagrande em vacinar os idosos de nosso Estado, mas quando você cria um escalonamento de vacinação por idade, você vai na contramão dos índices oficiais apresentados”, informou Jânio Araújo.
Segundo ele, o próprio Estatuto do Idoso em seu artigo 15 parágrafo 7, que estabelece a Preferência Especial aos Idosos Acima de 80 anos, prevê que essa preferência não acontece em casos de urgência e emergência.
“Nossa intenção é na proteção de todos os idosos acima de 60 anos, até mesmo porque os próprios índices oficiais assim indicam, através de um calendário rápido e efetivo, para devolvermos a vida aos nossos idosos. Portanto, aqui fica o apelo ao nosso governador, que sempre se importou e cuidou dos nossos idosos, que mais uma vez intensifique seus esforços no sentido de adquirir, e organizar esse calendário efetivo em favor dos idosos do Estado do Espírito Santo”, pediu Jânio Araújo.