A recente decisão do Senado da Argentina, que aprovou o Projeto de Lei de autoria do governo do presidente Alberto Fernández para legalizar o aborto no país, trouxe de novo o assunto para ser debatido no Brasil. No entanto, se depender da vontade popular, o aborto continuará sendo proibido. De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Paraná, 79% dos brasileiros são contra a legalização do aborto em qualquer situação.
De acordo com a pesquisa, 16,6% dos brasileiros são a favor da legalização do aborto, enquanto 4,4% não souberam opinar.
A pesquisa do Instituto Paraná foi realizada durante os dias 16 a 19 de janeiro de 2021, pouco mais de duas semanas que do Senado argentino ter aprovado o PL para legalizar o aborto no país. Foram 38 votos a favor da legalização, 29 contra e uma abstenção. Com isso, a Argentina passa a ser o 67º país a ter o aborto legalizado.
O texto aprovado hoje estabelece que as mulheres têm direito a interromper voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Após este período, o aborto será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou quando a concepção é fruto de um estupro.
A pesquisa do Instituto Paraná ouviu 2.060 pessoas em 26 Estados e Distrito Federal e em 238 municípios brasileiros.