O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nesta terça-feira (12/01) a publicação do edital para contratação das obras de construções de quatro pieres para o funcionamento da operação do novo Aquaviário da Grande Vitória. Os detalhes foram anunciados em transmissão ao vivo pelas redes sociais. A implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade.
De acordo com Casagrande, a implantação será feita em etapas. Primeiro, foram desenvolvidos os projetos dos trapiches, “pois o píer precisa ser muito bem executado para garantir a segurança e a acessibilidade do sistema”. Agora, segundo ele, está sendo contratada a execução da obra e ainda este ano será publicado o edital para contratar a operação do sistema. O transporte Aquaviário será integrado aos ônibus do sistema Transcol, acrescentou o governador.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) é a responsável pelas obras. No Diário Oficial desta terça-feira (12/01), a Semobi publicou o edital para a contratação da empresa para construir os quatro pontos de parada do novo sistema.
O valor máximo do investimento será de R$ 6.626.140,87 e as empresas interessadas têm até o dia 11 de fevereiro de 2021 para apresentarem as propostas. O vencedor terá 11 meses para executar os trabalhos, contados a partir da ordem de serviço.
As quatro estações ficarão localizadas na Prainha, em Vila Velha; na Enseada do Suá e Centro, em Vitória; e, em Porto de Santana, em Cariacica.
O modal será integrado ao sistema de transporte coletivo (Transcol) e o Aquaviário pode se tornar uma atração turística, por conta das belas paisagens na Baía de Vitória, conforme destacou o governador:
“O Aquaviário é um tema sempre debatido, pois já existiu anteriormente. É um modal que não transporta muita gente, mas dá uma opção a mais ao transporte, podendo melhorar também o fluxo terrestre, atendendo regiões específicas da Região Metropolitana. Por conta de nossa beleza natural, o Aquaviário pode se tornar um polo de atração turística”.
Renato Casagrande afirmou ainda que no futuro o novo Aquaviário poderá ter mais pontos de embarque e desembarque:
“Estamos publicando o edital para construir esses pontos de parada, dando o primeiro passo efetivo. Serão quatro pontos iniciais que vão atender Vitória, Vila Velha e Cariacica. No futuro, vendo a necessidade de utilização, podemos aumentar de acordo com a demanda. Para nós é um momento especial”.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, deu mais detalhes sobre o projeto. Segundo ele, as estruturas vão contar com sala de espera, onde os passageiros vão aguardar o embarque. Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o Aquaviário. As embarcações também ar condicionado.
O sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. O edital e todos os documentos relativos ao processo licitatório estão disponíveis no site da Semobi (www.semobi.es.gov.br).
Também estiveram presentes no anúncio a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, e os deputados estaduais Marcelo Santos e Dary Pagung, líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Para Marcelo Santos, presidente da Comissão Permanente de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Regional, Mobilidade Urbana e Logística da Assembleia Legislativa, o debate realizado no Colegiado com a participação do Governo e da sociedade capixaba, culminou nas ações que agora se apresentam.
“É uma satisfação muito grande participar deste momento, lembrando dos tempos em que utilizei Aquaviário quando ainda se chamava Bico de Palhaço, no trajeto entre Cariacica e Vila Velha, quando servi o Exército. Desde a minha chegada na Assembleia, levantei este debate e a sensibilidade do governador e de sua equipe foi fundamental. Quando se decidiu que retomaríamos o Aquaviário, a cidade de Cariacica não estava incluída, e com a sua sensibilidade, incluímos um terminal em Cariacica”, afirmou Marcelo Santos.
O deputado Dary Pagung também destacou a importância desse modal. “Lembro do Aquaviário quando era menino e sei da importância para a Grande Vitória. Precisamos mudar a infraestrutura e a logística. Esse é um sonho dos capixabas, assim como a obra da Terceira Ponte. Parabenizo o governador e toda sua equipe”, destacou o parlamentar.