A Reta do Aeroporto, uma das vias que ligam o município da Serra a Vitória, vai passar a contar com três faixas em cada sentido desde o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno até a Avenida Fernando Ferrari. A região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias. A Reta do Aeroporto está dentro de uma pequena faixa da BR-101 Sul, que já está sendo repassada para o Estado – ela pertencia à União.
O anúncio foi feito na tarde de segunda-feira (28/12) pelo governador Renato Casagrande e o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ao autorizarem o início da execução das obras do Trevo de Carapina, na Serra.
O anúncio da assinatura do contrato foi feito durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado. A empresa vencedora da licitação foi o consórcio Trevo Carapina, que vai executar os serviços pelo valor R$ 76.053.000,00.
As obras do Trevo de Carapina são uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade e serão contratadas via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em que a empresa fica responsável pela execução dos projetos básico e executivo, além das obras. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos, sendo que os primeiros cinco meses são dedicados aos projetos.
Para o governador, as obras demonstram o compromisso do Governo do Estado com a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana. “Essa obra, em especial para a cidade da Serra, terá a redução daquele gargalo na região, trazendo mais fluidez para o trânsito, além de outras melhorias”, destacou Casagrande.
“Já estamos com o Portal do Príncipe (Vitória) em obras e em breve iniciaremos a ampliação da Terceira Ponte, que já está autorizada. Agora estamos autorizando mais uma importante obra que faz parte do conjunto de obras de melhoria da mobilidade da Região Metropolitana”, explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Segundo ele, a proposta é eliminar o semáforo de três tempos da região, fazendo uma passagem em desnível, mantendo as marginais, com calçadas e ciclovias. “Além disso, teremos praças, quadras, entre outros equipamentos para uma mobilidade mais humana”, destacou o secretário.
Entre as intervenções previstas, o trecho da BR-101 passará a contar com três faixas por sentido desde o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno até a Avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais. Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (Avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão – hoje existente.
Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias.