Policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) agiram rápido e salvaram o bebê Pietro Nunes Alves, 10 meses, na tarde de sábado (24/10), durante o plantão de serviço no Posto Policial de Manguinhos, localizado às margens da Rodovia ES 010, na Serra.
A família do pequeno Pietro Nunes Alves passou por um grande susto, na residência deles, no bairro Vila Nova de Colares. O bebê brincava com seu irmão João Guilherme de 12 anos, na sala da casa onde moram, quando, de repente, João percebeu que o irmãozinho não conseguia respirar. Assustado, João Guilherme correu com o Pietro nos braços, pedindo socorro aos pais.
O comerciante Thyago Costa Alves, pai dos meninos, pediu ajuda a um colega que passava na hora, mas eles não conseguiram recuperar ao menino, que já estava desfalecendo e ficando roxo. Foi quando uma vizinha lembrou dos policiais do posto de trânsito, em Manguinhos, conhecido como Posto 02.
Imediatamente, Thyago e o colega foram às pressas para Posto 02. Chegando lá, desesperado e com a criança já desfalecida, Thyago entregou a criança ao cabo Crivelari, que tomou a iniciativa de aplicar a Manobra de Heimlich, técnica de desobstrução de vias aéreas muito utilizada em primeiros socorros nos casos de sufocamento.
Para alívio de todos, o pequeno Pietro começou a reagir. A equipe, então, dirigiu-se à unidade médica mais próxima. Durante o percurso, Pietro, já recuperado, demonstrava curiosidade pelo novo ambiente.
Chegando ao UPA, a médica que atendeu o bebê disse aos pais que a rápida ação policial salvou a vida da criança e que ele não corria mais risco.
O Comandante do Bptran, tenente-coronel, Glariston Fonseca Nascimento, parabenizou a equipe de policiais que, numa ação rápida e precisa, conseguiu trazer de volta a alegria e o sorriso à família de Pietro.
No final da tarde de domingo (25/10), Thyago Alves foi com a esposa e seus dois filhos ao Posto da PM de Manguinhos, onde reencontraram com os policiais que salvaram a vida do bebê:
“Meu filho João também foi um herói nessa história. Na hora que ele percebeu que o Pyetro não estava conseguindo respirar, o João pegou ele no colo e veio correndo no meu comércio. Eu tentei virar ele, bati nas costinhas, enfiei o dedo na garganta para tentar tirar qualquer coisa, mas não consegui. Foi aí que minha vizinha lembrou dos policiais no Posto 02, em Manguinhos”, disse o pai, emocionado ao cumprimentar e agradecer os policiais militares.
O menino João também se emocionou e chorou. Depois, abraçou cada um dos policiais.
“Cumprimos a nossa missão. A missão de um policial militar é salvar vidas”, comentou, também emocionado, o cabo Silva, que ajudou a levar o bebê Pietro ao posto médico, no dia anterior.
(Com informações também do Portal da PMES)