O Governo do Estado iniciará, nesta quarta-feira (23/09), a décima etapa de liberação do Cartão Reconstrução ES às famílias atingidas pelas chuvas de janeiro de 2020, que foram cadastradas pelos municípios.
O auxílio foi criado pelo governador Renato Casagrande (PSB), logo após as fortes chuvas que atingiram, principalmente, municípios das Regiões Sul e Serrana do Espírito Santo, em que milhares de pessoas perderam casas e móveis. A tragédia também provocou a morte de dezenas de pessoas.
O auxílio será liberado em parcela única no valor de R$ 3.000,00, para compras de material de construção/reforma, eletrodomésticos e compras de móveis, ou outro bem ou mercadoria danificados pelas chuvas. O cartão magnético possui somente a função de débito.
Os beneficiários possuem seis meses, a contar da data de retirada do cartão na agência, para utilizar o valor liberado, e até 12 meses para retirar o cartão da agência bancária, a contar da data de liberação do auxílio. Os valores não utilizados serão devolvidos ao Governo do Estado após esses prazos.
As famílias já cadastradas e que não estão contempladas nessa etapa de pagamento serão atendidas nas próximas etapas, que serão divulgadas no site da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) posteriormente. As famílias não contempladas nesse pagamento não devem procurar as agências bancárias nestes dias.
Lembrando que somente o Responsável Familiar (titular) poderá retirar o cartão da agência bancária. Para retirada do cartão, o titular deverá apresentar um documento de identificação com foto e o CPF.
Confira a lista de beneficiários dessa etapa e as orientações para a retirada do cartão magnético, clicando aqui: https://setades.es.gov.br/lista-de-beneficiarios-do-cartao-reconstrucao