Preocupado com os grandes índices de mortes provocadas por acidentes envolvendo motociclistas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) iniciou campanha educativa alusiva à Semana Nacional de Trânsito, com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. A campanha traz o seguinte questionamento “E se fosse você?”.
Considerados vulneráveis no trânsito devido à fragilidade de suas vidas, bem como são os pedestres e ciclistas, os condutores de motocicletas são destaques nesta produção também por conta do alto número de vítimas fatais em 2019 no Estado.
Junto à campanha, o Detran/ES realizará até a próxima sexta-feira (25/09) ações educativas, observando os cuidados necessários à prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), nas vias com maior fluxo e altos índices de acidentes, atividades conjuntas com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran), apoio e participação em ações da Campanha de Combate a Hemorragia e Coagulopatia do Trauma, em parceria com o grupo Aliança Capixaba do Bem. Também terá a participação de servidores do órgão no curso “Pare o Sangramento, Salve uma Vida”, com profissionais da Aliança Capixaba do Bem.
“As pessoas são testemunhas, veem diariamente nas ruas e nos noticiários o alto índice de motociclistas envolvidos em acidentes. E a nossa intenção nesta Semana Nacional de Trânsito, que iniciamos com uma ação conjunta de doação de sangue com o Hemoes, é sensibilizar os capixabas para a vulnerabilidade dos motociclistas, dos pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência. Se a realidade já assusta, imagina se você fizer parte dela. O que queremos é mostrar a responsabilidade de cada um no trânsito, fazer compreender que obedecer às leis de trânsito é o caminho mais seguro para o bem da coletividade”, pontuou a diretora técnica do Detran/ES, Édina de Almeida Poleto.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, de todos os 393 acidentes com mortes ocorridos em 2020, os desastre com motos são a maioria absoluto: com 179 óbitos. Depois vêm as colisões entre veículos comuns, com 152 mortes; e atropelamentos, 62 óbitos.
O município da Serra lidera o ranking de acidentes com mortes envolvendo motos. São 38 casos registrados nos primeiros sete meses de 2020. Depois vêm Cachoeiro de Itapemirim (26), Vitória (25), São Mateus (18), Linhares (17), Vila Velha (17), Cariacica (14), Aracruz (12), Itapemirim (11) e Colatina (10).
A campanha
Fazendo uso de um tom dramático, o Órgão convida a sociedade a refletir sobre os dados do Observatório Estadual de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que informam que uma pessoa morreu, por dia, em acidentes de motos no Espírito Santo no último ano, e que vitimou, até julho deste ano, 179 pessoas no Estado.
Dialogando com campanhas anteriores, o Detran/ES busca conscientizar o cidadão sobre a necessidade de sempre adotar atitudes prudentes e obedecer às regras de trânsito em todos os momentos, mesmo nos pequenos trajetos, para assim preservar vidas.
O vídeo mostra uma série de planos e sonhos, como casamento, promoção no trabalho e o nascimento de filhos, momentos que podem ser interrompidos por conta da imprudência no trânsito, que pode levar à morte.
A campanha já está no ar desde quarta-feira (16/09) e vai até o próximo dia 30 em emissoras de televisão, rádio, portais e redes sociais. Clique aqui e assista ao vídeo.