Montado num cavalo, com chapéu típico de nordestino; andando nas ruas e apertando a mão de pessoas comuns; sem máscara no meio de multidões; crianças no colo; tomar café num copo simples; auxílio emergencial para milhares de brasileiros em meio à pandemia do novo coronavírus; linguagem falada pelo povão…Essas são algumas das atitudes que estão no dia a dia do presidente Jair Bolsonaro, que o tornam a autoridade mais simpática do Brasil.
Mesmo enfrentando uma marcação forte por parte da maioria dos veículos de comunicação do País, que o tratam com ataques diários – até porque o mesmo Bolsonaro também ataca e ameaça jornalistas –, o Presidente tem mantido altos índices de popularidade. É o que diz pesquisa divulgada na quarta-feira (26/08) pelo Instituto Paraná.
Levantamento nacional realizado pelo instituto revela que Bolsonaro é considerado, de longe, a mais simpática das mais altas autoridades do País, dentre os demais Poderes: Judiciário, Câmara Federal e Senado. De Mito, passou a Mister Simpatia.
Diante da pergunta “Com qual dessas pessoas o Sr.(a) simpatiza mais?”, 43,6% cravaram o presidente Bolsonaro.
Dos cinco nomes apresentados, o “nenhum” surgiu do “nada” e, com 23,6%, ocupa a segunda posição. Em terceiro lugar aparece o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, com 16%. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro D ias Tofolli, vem em seguida, com 5,9%. Depois, o procurador-geral da República, Augusto Aras, com índice de 3%. Em último lugar, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com 2,8%.
O Instituto Paraná ouviu 2.280 pessoas através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 208 municípios brasileiros, entre os dias 22 e 24 de agosto de 2020.