O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou na manhã desta segunda feira (10/08), no Palácio Anchieta, diversas medidas que permitirão o andamento dos cursos e concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Anunciou estar antecipando para outubro a promoção de soldados a cabos e o início dos Cursos de Formação de Soldados e Oficiais.
O Curso de Habilitação de Sargentos (CHS 2020), que já se encontra em andamento na modalidade de ensino a distância (EAD), recebeu nesta segunda-feira mais sete novas disciplinas. Casagrande anunciou também que publicará um Decreto autorizando as atividades presenciais para os cursos da Polícia Militar. Com isso, o Curso de Habilitação de Sargentos retomará as aulas presenciais a partir da segunda semana de setembro, com a conclusão prevista para o dia 16 de outubro. Atualmente, o CHS é composto por 350 alunos-cabos na PM e 53 alunos-cabos no Corpo de Bombeiros. Ao final dos cursos, os aprovados serão promovidos a 3º sargento.
Com vistas ao encerramento do CHS, o Governo também anunciou a possibilidade de envio de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa antecipando excepcionalmente para o ano de 2020 a data de promoção dos soldados a cabos da Polícia Militar para o dia 28 de outubro. A expectativa é de que pelo menos 400 soldados sejam promovidos a cabo.
As medidas anunciadas quanto às atividades presenciais alcançarão também os concursos públicos que estão em andamento na Polícia Militar, como o Estágio de Adaptação de Oficiais Médicos, os Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Soldados Combatentes e Músicos (CFSD).
Esses concursos se encontram na etapa de divulgação da classificação, restando ainda a entrega final de documentos e a matrícula. Uma vez encerrado o CHS, começaram as aulas dos CFSd e CFO.
Inicialmente, o concurso para oficiais, aberto em 2018, previa 30 vagas. Mas em 2019 o governador Renato Casagrande autorizou aumentar para 80 vagas. Sendo assim, o CFO vai ser dividido em duas turmas. Para soldados, eram 250 vagas, também no certame aberto em 2018. O governador autorizou aumentar para 650 vagas, também com duas turmas na Academia.
De acordo com o Comando Geral, a Academia da PM terá que promover adaptações para receber as turmas, obedecendo, sobretudo, o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Com isso, terá sua capacidade reduzida.
O início desses cursos ocorrerá posteriormente ao encerramento do CHS, observando a adequação das instalações da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM), em consonância com as diretrizes de prevenção ao Covid-19, estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde.
O governador Renato Casagrande fez o anúncio das medidas ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho; do comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira.
Casagrande ressaltou que é importante que o Espírito Santo continue vencendo a luta contra a pandemia ao novo coronavírus. “Uma vez concluído o CHS, abriremos vagas para promoção de soldados a cabos. Para que tudo dê certo, temos que continuar vencendo a pandemia. É importante mantermos essa integração para vencer a criminalidade”, pediu o governador.
O secretário Alexandre Ramalho e os coronéis Caus e Cerqueira agradeceram ao governador Renato Casagrande pelas medidas anunciadas nesta segunda-feira. Ramalho ressaltou o planejamento bem sucedido pelo comando das duas corporações. Cerqueira e Caus parabenizaram Casagrande pela decisão.
(Com informações também do Portal da PMES)