O Governo do Estado deu, na manhã desta terça-feira (04/08), o pontapé inicial das obras do complexo viário do Portal do Príncipe, em Vitória. Há pelo menos duas semanas, o canteiro já estava concluído. É o início da humanização da mobilidade urbana, conforme definiram o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante visita ao canteiro, nesta terça-feira.
A ação do governo é um conjunto de intervenções viárias que vão melhorar o trânsito na chegada a Vitória pela Segunda Ponte e pela Cinco Pontes. Ao todo, o investimento será de R$ 42.688.800,00. O prazo para execução das obras é de 18 meses, sendo que os três primeiros meses foram dedicados a realização do projeto, já concluído.
O governador Casagrande lembrou que, além da implantação e alargamento de vias, o projeto contempla uma série de melhorias para a região:
“Vamos transformar essa região Sul de Vitória, incluindo áreas de lazer e de esportes. A Avenida Alexandre Buaiz vai passar a ter seis faixas em um investimento de R$ 42 milhões, facilitando o fluxo de veículos de quem vem de Vila Velha e de Cariacica, seja pela Cinco Pontes ou pela Segunda Ponte. É uma obra importante não somente para a Capital, mas para toda Região Metropolitana”, reforçou Casagrande.
O secretário Fábio Damasceno lembrou que o Governo do Estado iniciou as intervenções no ano de 2014, mas o contrato acabou sendo cancelado pela administração seguinte, do governador Paulo Hatrtung:
“Por isso foi necessário fazer uma nova licitação. Então, aproveitamos para revisar e fazer melhorias no projeto para não só entregar uma melhoria viária, mas também um equipamento público para atividade de lazer e esportiva para a população do entorno”, disse Damasceno.
As intervenções no Portal do Príncipe são umas das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade e vão beneficiar tanto quem chega à Vitória, quanto a comunidade que mora ou frequenta a região. As obras do Portal do Príncipe foram contratadas via Regime Diferenciado de Contratação Integrada. Assim, o Estado possui o anteprojeto e a empresa vencedora do processo licitatório desenvolve os projetos e executa a obra.
Além da implantação e alargamento de vias, o anteprojeto também prevê uma reconfiguração urbanística do local, com uma nova iluminação; implantação de praças, quadras poliesportivas; parquinho; academia ao ar livre, etc. Também serão realizadas melhorias nos acessos e saídas do porto, permitindo que ele opere 24 horas por dia.
Trânsito não vai sofrer transtorno
O secretário Fábio Damasceno afirmou que as obras não vão aumentar o transtorno do trânsito na região. “Não haverá, durante as obras, grandes intervenções no trânsito. Às vezes, no período noturno, poderá haver necessidade de intervenções, mas sem transtorno”.
A Avenida Alexandre Buaiz ganhará praticamente mais quatro pistas: três para o Centro, uma para o Porto de Vitória e Ilha do Príncipe e duas de contorno, para quem quer retornar para a Segunda Ponte ou Cinco Pontes ou ir para a Região da Grande Santo Antônio, já que a Ponte Seca passará a ser exclusiva para pedestres.
A via de sentido contrário, que liga Vitória à Segunda Ponte e à Cinco Pontes, já possui seis pistas. Vai ganhar melhorias.
O secretário Fábio Damasceno acrescentou ainda que o ponto de ônibus localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Palácio Anchieta, vai ganhar uma baia.
“Vamos recuar o muro do Porto de Vitória, na Codesa, onde há dois pontos de ônibus (Transcol e Verdinhos), para ampliar e poder dar maior fluxo, como se fosse umas quarta faixa para veículos”, explicou o secretário.
Melhorias previstas:
– Implantação e alargamento de vias;
– Implantação de rede subterrânea de cabeamento;
– Nova iluminação pública;
– Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;
– Melhorias nos acessos e saídas do Porto, permitindo a operação 24 horas;
– Ponte seca passa a ser exclusiva para pedestres;
– Novas calçadas e ciclovias;
– Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário e uma nova urbanização.