Apesar de seu descaso pessoal com a pandemia do novo coronavírus e da constante troca de ministros, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o favorito absoluto para vencer as eleições presidenciais de 2022, caso se candidate à reeleição. É o que revela pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas para a revista Veja, realizada entre os dias 18 e 21 de julho e publicada na manhã desta sexta-feira (24/07).
Bolsonaro lidera todos os cenários de primeiro turno, com percentuais que vão de 27% a 30%. Segundo o Paraná Pesquisa, Jair Bolsonaro derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo turno da disputa ao Palácio do Planalto em 2022: o condenado em dois processos por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT); o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT); o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz federal Sergio Moro; o governador paulista João Doria (PSDB); e o apresentador Luciano Huck – com percentuais em torno dos 45%.
Sobre a avaliação e aprovação da administração do presidente Jair Bolsonaro, a pesquisa mostra que a população está dividida: 48,1% desaprovam; 47,1% aprovam; e 4,8% não souberam responder.
O Instituto Paraná ouviu 2.030 eleitores num levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com pessoas com 16 anos de idade ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 188 municípios brasileiros.
Jair Bolsonaro se encontra em recuperação do coronavírus. Tem tentado cumprir a quarentena no Palácio do Alvorada, residência oficial do Presidente da República.
Pesquisa Nacional – Julho de 2020
Segundo Turno – Presidente
ESTIMULADA