Pelo menos 81,9% dos brasileiros disseram ter sido impactados financeiramente pela crise do novo coronavírus. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas. Por outro lado, 57,1% dos entrevistados responderam que não sentiram crises de ansiedade, depressão ou qualquer problema psicológico durante este período de isolamento social.
O impacto financeiro provocado na população se deve à necessidade dos governos em adotarem o distanciamento social, com o fechamento de comércio e demais atividades empresariais. As medidas acabaram provocando crise nas empresas, redução de salários e demissão de funcionários.
Os governadores e o Governo Federal tiveram que reagir e injetar recursos na economia e criando benefícios financeiros para as populações mais carentes.
De acordo com a pesquisa, 16,2% disseram que não houve mudanças no orçamento e 1,9% não soube opinar. Do total de entrevistados, 39,3% responderam ter sofrido algum tipo de ansiedade, depressão e problema psicológico durante o isolamento social.
O Instituto Paraná ouviu 2.218 pessoas. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de questionários online com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 212 municípios brasileiros entre os dias 13 e 16 de abril de 2020. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2% para mais ou menos.