Foi publicado no Boletim Especial do Comando-Geral (BECG) Nº 015/2020, de quinta-feira (02/04), o ato de conclusão das atividades do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS 2019). Ao todo foram formados 77 militares, sendo quatro subtenentes e 73 primeiros sargentos.
O curso de 500 horas/aula é um dos requisitos para as futuras promoções, inclusive as de acesso ao Quadro de Oficiais da Administração da PMES. Tendo como público os subtenentes e primeiros sargentos da PMES, o CAS/2019 foi realizado integralmente na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública – em Tucum, Cariacica, reunindo militares oriundos de diversas unidades do Espírito Santo.
Foram formados 65 militares do Quadro de Praças Combatentes, 11 do Quadro Auxiliar de Saúde e um do Quadro de Músicos. A primeira colocada do CAS 2019 foi a 1ª sargento QPMP-C Rosângela Simmer, lotada no Batalhão de Trânsito da Grande Vitória (BPTran).
A segunda colocação ficou com o 1º SGT QPMP-C André Ferreira da Costa, lotado no Centro Administrativo/QCG; e a terceira colocação foi alcançada pelo 1º SGT QPMP-C Gilmar Marinho de Alcântara do 14º Batalhão (Ibatiba).
Esta foi a primeira edição do CAS após a promulgação da nova Lei de Promoções (LC nº 911/2019), que restabeleceu a exigência do aperfeiçoamento dos sargentos, em substituição ao Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA), que não chegou a ser implantado.
O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, coronel Márcio Celante Weolffel, frisa que, apesar de toda a problemática da pandemia do novo coronavírus, as atividades letivas foram cumpridas, sendo realizadas adaptações nas rotinas para conclusão do curso.
“Cabe-nos, neste momento, parabenizar a todos e a todas pelo empenho dedicado à missão”, destacou o coronel Márcio Celante.
O comandante-geral da PM, coronel Márcio Eugênio Sartório, reconheceu o comprometimento dos alunos, professores e do efetivo da Academia de Polícia Militar, que conseguiram adaptar as rotinas letivas, a fim de garantir que a qualidade do ensino fosse mantida.
“Apesar de o momento não permitir a tão sonhada solenidade de formatura militar, isso não prejudica o êxito desse curso, que é uma vitória da Corporação, dos policiais e de seus familiares”, destacou o comandante.
O coronel Sartório pontuou que a Corporação entrega oficialmente para a sociedade subtenentes e primeiros sargentos recém-aperfeiçoados, e que os novos conhecimentos adquiridos irão trazer ganhos de qualidade na instrução, planejamento, supervisão e administração das atividades de polícia ostensiva em todo o Estado.
(Com informações do Portal da PMES)