Sem resultados
Ver todos os resultados
sábado, 19 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Euclério Sampaio pede a instalação de CPI da Fake News no Espírito Santo

Objetivo é investigar quem manda produzir as ‘fake news’; quem produz; quem espalha; e quem compartilha. "Grupos especializados atacam autoridades, disseminam notícias falsas com o objetivo de desestabilizar o Estado...De olho nas futuras eleições", diz deputado.

11 de fevereiro de 2020
dentro Politica
Euclério Sampaio pede a instalação de CPI da Fake News no Espírito Santo
492
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

A Assembleia Legislativa deverá instalar, a qualquer momento, uma Comissão Parlamentar de Inquéritos com o objetivo de apurar a propagação de notícias falsas – as chamadas fake news – em redes sociais. De autoria do deputado estadual e investigador de Polícia Civil aposentado Euclério Sampaio, a proposta de abertura da  CPI da Fake News é para investigar a atuação de quem produz, quem manda produzir, quem espalha e quem compartilha as notícias falsas.

Euclério Sampaio protocolou o pedido de instalação da CPI da Fake News na tarde de segunda-feira (10/02). Conseguiu 20 assinaturas de deputados, o dobro exigido pelo regulamento da Ales. Alguns deixaram se assinar porque estavam ausente da Ales; outros, porém, se recusaram a assinar. Uma vez protocolada, caberá à Mesa Diretora da Ales aprovar a instalação da CPI. É bem provável que seja instalada, pois na semana passada o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, também foi vítima de fake news e enviou Representação ao Ministério Público Estadual pedindo a instauração de uma investigação.

No texto de pedido de abertura da CPI,  Euclério requer a Comissão, com a presença de 90 membros e com prazo de 90 dias, “para apurar denúncias relacionadas à divulgação de notícias falsas, popularmente denominadas de ‘Fake News’, especialmente contra autoridades do Estado do Espírito Santo e pré-candidatos/candidatas, a favor de outros candidatos, inclusive como constantemente noticiado pelos veículos de comunicação”.

Na manhã desta terça-feira (11/02), o proponente da CPI da Fake News deu mais justificativa para a investigação:

“Temos recebido denúncias diversas dando conta de que grupos especializados atuam com a finalidade de atacar autoridades, disseminando notícias falsas, mentirosas, com o objetivo de desestabilizar o Estado do Espírito Santo, enfraquecer os Poderes e levar à população ao pânico. Tudo com o objetivo de se beneficiar ou beneficiar terceiros em eleições futuras. Querem destruir carreiras e reputação de profissionais. Essa situação, que teve momentos tristes e de terrorismo durante a tragédia das fortes chuvas de janeiro deste ano, na verdade já vinha acontecendo desde o ano passado”, disse Euclério Sampaio.

“Essas pessoas que agem à sombra cometem crimes graves contra a sociedade e são covardes porque se escondem atrás do terrorismo digital. Por isso, vamos investigar quem manda produzir as fake news; investigaremos quem produz; quem espalha; e quem compartilha. Ao meu ver, quem compartilha notícia falsa também está cometendo crime”, explicou Euclério Sampaio.

Post Views: 410
Compartilhe197Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis