Executivos da empresa chinesa BYD no Brasil estiveram com o governador Renato Casagrande, em meados de 2019, quando conversou sobre a possibilidade de construir uma rede ferroviária ligando Vitória ao município da Serra. Os executivo apresentaram, inclusive, qual seria a rota do modal ferroviário.
A ideia dos chineses é construir uma ferrovia do modelo monocarril ou monotrilho, que é uma ferrovia constituída por um único carril/trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos. É o que está sendo construído na Região Metropolitana de Salvador desde o início de 2019. Os trilhos ficam suspensos.
Segundo o governador, o trem, de transporte de passageiros, sairia do Terminal de Carapina, na Serra, e iria até a Rodoviária da Ilha do Príncipe, em Vitória. Passaria por dentro do terreno antigo Aeroporto e avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras. Entraria pela avenida Leitão da Silva, avenida Beira Mar, Centro (pelo Porto de Vitória), finalizando na Rodoviária.
“Pedi aos dirigentes da empresa chinesa que nos apresentem um projeto. Por isso, na segunda-feira (30/12), a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura publicou um edital de Proposta de Manifestação de Interesse voltado para empresas que queiram elaborar os projetos e os estudos para a implantação de modal ferroviário urbano. Vamos aguardar”, comentou Rebato Casagrande, na manhã desta sexta-feira (03/12).