Uma grande festa marcou, na manhã deste domingo (1º/12), a entrega das obras de ampliação e modernização da Avenida Leitão da Silva, em Vitória. O governador Renato Casagrande chegou ao local da inauguração de bicicleta, já utilizando a nova ciclovia – que se estende por todo eixo central da avenida.
Logo após o desenlace da fita de inauguração, o governador, acompanhado de secretários de Estado, do vice-prefeito de Vitória, Sérgio Sá, e de outras autoridades, participou de um desfile de carros antigos e motocicletas nos três quilômetros de extensão da via.
As obras foram iniciadas em 2014, porém, ficaram praticamente paradas durante os quatro anos do governo Paulo Hartung. Foram iniciadas no último ano do primeiro governo Casagrande.
“Em 2014 assinei a Ordem de Serviço para as obras, iniciadas, então, naquele ano. Mas depois os trabalhos na Leitão da Silva ficaram arranhando sem sair do lugar”, frisou Casagrande. que fez questão de posar para as fotos ao lado de operários que trabalharam nas obras.
Somente a partir de janeiro deste ano, quando Casagrande voltou a governar o Estado, o ritmo das intervenções se intensificou. O Governo do Estado estabeleceu a conclusão das obras como uma de suas prioridades. Desta forma, houve um aumento das frentes de trabalho e de maquinários. A carga de trabalho também foi ampliada, com serviços durante os finais de semana.
Com três quilômetros de extensão, a avenida se estende da Rua Dona Maria Rosa à Avenida Beira-Mar. Além de novo pavimento, a via passou a ter três faixas de rolamento em cada sentido, ciclovia em seu eixo central – onde antes havia um canal aberto –, calçada cidadã, nova sinalização (semafórica, horizontal e vertical) e sistema de drenagem.
Em sua fala, o governador Casagrande destacou a relevância da obra para a melhoria do trânsito em toda Grande Vitória, já que a via é um corredor metropolitano auxiliar para a mobilidade regional:
“Estamos cumprindo o compromisso que fiz no dia 1º de janeiro, logo quando assumi o Governo, que era entregar as obras da Leitão da Silva ainda este ano. Hoje é 1º de dezembro e só não entregamos a obra antes porque choveu muito nos últimos dias. É uma obra que valoriza toda essa região, que dá ânimo de novo aos comerciantes e empresários e possibilita um trânsito melhor. Parabéns a todos que participaram que fizeram a sua contribuição pra a obra chegar nesse ponto”, disse Casagrande.
“Fizemos em 11 meses o que não foi feito em quatro anos”, lembrou o governador, ao s referir ao período entre 2015 e 2018 em que as obras ficaram praticamente paralisadas.
Por conta da resistência do governo passado em concluir as obras, comerciantes da Leitão da Silva enfrentaram problemas e alguns tiveram que fechar seus negócios.
“Moradores e comerciantes da região sofreram muito com a demora”, lamentou Casagrande. “Mas hoje a nova Leitão da Silva está linda e moderna. Muitos comerciantes quebraram por causa da paralisação. Deus me deu essa oportunidade de vim aqui, num dia de chuva, fazer essa entrega”, completou o governador.
Outra intervenção que facilitou o tráfego foi a implantação de uma nova rua para quem quer seguir para a Avenida Rio Branco. O acesso é a partir da Avenida Leitão da Silva, na esquina da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, seguindo pelas ruas Misael Pedreira e Elias Tommasi Sobrinho.
Durante os trabalhos houve necessidade de interdição de parte da avenida. À medida que a obra avançava, trechos eram liberados ao tráfego, beneficiando os motoristas e moradores dos bairros do entorno da avenida como Andorinhas, Itararé, Gurigica, Santa Lúcia, Santa Luiza e São Benedito.
Os serviços que mais demandaram mão de obra durante a execução das intervenções foram os da implantação da micro e macrodrenagem, correspondendo a cerca de 70% de todo o investimento. A macrodrenagem é um conjunto de obras que tem como objetivo melhorar o escoamento da água de forma a diminuir os problemas com erosão, assoreamento, enchentes e inundações.
Um dos grandes reservatórios captadores de água, chamado de caixa de junção, foi construído na altura da Rua José Farias (Rua dos Correios). Com 70 x 20 metros, ela tem a capacidade de coletar 2,6 milhões de litros de água e faz a ligação do sistema de drenagem de Maruípe com a Estação Cândido Portinari.
“No primeiro dia de trabalho estabelecemos que a conclusão da Leitão da Silva seria nossa prioridade máxima e assim o fizemos. Ampliamos não só maquinário e pessoal, mas também a carga horária de trabalho. Nossa equipe acompanhou diariamente o desenvolvimento das obras. A nova Leitão da Silva já é uma realidade com impacto direto de melhoria na mobilidade da Grande Vitória”, disse o diretor-geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto Coura.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também falou sobre importância da via para a mobilidade e o empenho da equipe de Governo para realizar essa entrega.
“A Avenida Leitão da Silva é um eixo viário muito importante para a mobilidade da Região Metropolitana. Foi uma obra que enfrentou muitos desafios, exigiu paciência de quem precisava usar a via e principalmente dos comerciantes e moradores da região. Desde o primeiro dia de Governo, nossas equipes se dedicaram muito para concluir essa obra. Era muito trabalho que ainda precisava ser executado, mas sabíamos que a população não podia mais esperar. Felizmente conseguimos cumprir nosso compromisso e agora a Região Metropolitana recebe essa nova via de seis faixas, com ciclovia e uma nova drenagem”, disse.
Durante o evento, o governador Renato Casagrande citou ainda novos investimentos do Governo do Estado em mobilidade, que devem ser anunciados em breve, como o Portal do Príncipe, ampliação da Terceira Ponte e o viaduto de Carapina.
“São obras de infraestrutura, além de investimentos no transporte coletivo para a gente melhorar a mobilidade”, afirmou.
Governador anuncia editais para licitação do Portal do Príncipe, Terceira Ponte e viaduto de Carapina
Renato Casagrande anunciou também, durante entrega da nova Leitão da Silva, que agora neste mês de dezembro o governo vai publicar o edital de licitação para contratar a empresa que vai executar as obras do Portal do Príncipe, em Vitória.
Assegurou que, em janeiro de 2020, será a vez da publicação dos editais das obras da Terceira Ponte e do viaduto de Carapina, na Serra. “São construções importantíssimas para a mobilidade da Grande Vitória”, frisou o governador.