Que a corrupção prejudica o País, não há dúvidas. Mas de que forma ela atinge a vida das pessoas? Responder a esta pergunta é o desafio lançado a alunos do terceiro ano do ensino médio de quatro escolas públicas de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.
Os estudantes poderão participar de um concurso de redação sobre o tema “Como a corrupção interfere na minha vida”, promovido em parceria entre o Focates (Fórum das Carreiras Típicas de Estado) e o Focco (Fórum Permanente de Combate à Corrupção).
Os prêmios para as melhores redações são: um laptop, para o primeiro colocado, e um tablet para cada uma das outras três melhores colocadas. A entrega será realizada em evento a ser realizado no dia 6 de dezembro, em local a definir. A atividade remete ao Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de dezembro).
Foram selecionadas quatro escolas da Grande Vitória que se destacaram no Enem de 2018: a Escola Estadual de Tempo Integral Maria Penedo, em Itacibá, Cariacica; a Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, Santo Antônio, na Serra; EEEM Godofredo Schneider, Centro de Vila Velha; e EEEM Prof. Renato José da Costa Pacheco, Jardim Camburi, Vitória.
Cada uma das escolas terá de selecionar as 10 melhores redações, totalizando 40 textos em condições para concorrerem aos prêmios. Essas 40 redações passarão por uma comissão avaliadora, composta pelas entidades realizadoras do concurso que selecionarão quatro, sendo uma de cada unidade escolar. Uma delas será a escolhida a levar o prêmio principal.
Para preparar ainda mais os alunos para a produção dos textos, profissionais do serviço público foram convidados a realizarem palestras as turmas, entre eles o diretor de Comunicação do Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef-ES), Fabricio Sabaini.
O Sinpef-ES é uma das instituições que compõem o Focates, formado por entidades sindicais e associativas das administrações públicas federais, estaduais e municipais, representativas de carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do estado brasileiro nos poderes executivos, legislativos e judiciário.
Já o Focco-ES tem o objetivo de tornar ainda mais efetivo o combate às fraudes e desvios na gestão pública e é integrado por entidades como o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, o Ministério Público Federa, o Tribunal de Contas da União, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), Receita Federal, o Departamento de Polícia Federal (DPF) e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
(Com informações do Portal do Sinpef-ES)