Sem resultados
Ver todos os resultados
quarta-feira, 25 junho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Segurança Pública

Estado Presente: Governo avança para ficar abaixo da média nacional em relação à violência letal

11 de outubro de 2019
dentro Segurança Pública
Estado Presente: Governo avança para ficar abaixo da média nacional em relação à violência letal
492
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

O Espírito Santo avança para fechar o ano de 2019 abaixo da média nacional em relação à violência letal. “Esse é o nosso objetivo e o esforço de toda a estrutura de Governo”, afirmou o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, durante a reunião de avaliação dos indicadores estratégicos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, realizada nesta sexta-feira (11/10) no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Pelo nono mês consecutivo, o Espírito Santo registrou queda na quantidade de assassinatos, alcançando a melhor marca desde 1996. De janeiro a setembro deste ano ocorreram 702 homicídios, o que equivale a 150 vidas poupadas em relação às mortes violentas registradas no mesmo período do ano passado, uma queda de 17,6%.

Também como resultado do trabalho realizado pelo Programa Estado Presente, que é classificado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais completos e eficazes projetos na prevenção e enfrentamento à criminalidade, o mês de setembro de 2019, isoladamente, registrou o menor número de homicídios da série histórica.

Ao todo, houve 72 assassinatos nos 30 dias. O menor número registrado anteriormente, há 23 anos, foi 89. Em relação a 2018, foram 19 assassinatos a menos, representando uma redução de 20,8%.

Durante a reunião, o governador Renato Casagrande fez questão de registrar as recentes operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar, além de agradecer ao Ministério Público e ao Poder Judiciário pela integração nas ações desenvolvidas no âmbito do programa.

“Tivemos atuações em outros municípios, o que se caracterizou pela integração e o nosso objetivo é esse. Os dados são fundamentais. Nosso foco é a redução de homicídios e temos conseguido com esforço de todas as instituições. O desafio é a cada ano. Em 2011, nós éramos o segundo Estado mais violento e podemos chegar esse ano abaixo da média nacional. Tenho plena convicção que o que estamos construindo é um conceito de trabalho integrado e uma cultura de paz”, disse Casagrande.

Preservação da vida

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, ressaltou que o principal foco do Estado Presente é a preservação da vida com um trabalho que, entre outras medidas, realiza prisões qualificadas de homicidas e apreensão de armas. Para ele, os indicadores mostram que o governo “está no caminho certo”.

O secretário Álvaro Duboc, por sua vez, ressalta que a redução da violência letal no Espírito Santo “é fruto de um trabalho de integração de todo o sistema de justiça criminal, especialmente das Polícias Civil e Militar, e também de uma articulação muito forte com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública”.

Regiões

As regiões Metropolitana, Norte e Sul são as maiores responsáveis pela queda de homicídios no Estado. Somente na Grande Vitória, são 95 assassinatos a menos que no ano passado, representando uma redução de 19,6%. Serra se destaca, mantendo a tendência de queda dos últimos anos, com decréscimo de 30% nas mortes violentas em relação ao mesmo período de 2018.

Cariacica, que apresentava uma alta no início de 2019, após o trabalho integrado das forças policiais estaduais, que agora contam com o auxílio do Governo Federal, com o efetivo da Força Nacional, já registra uma redução de 14% na quantidade de homicídios. Vitória e Vila Velha também seguem essa tendência, com menos 10% e 21%, respectivamente.

Na região Norte, o destaque fica por conta de São Mateus, com 19 assassinatos a menos que no ano passado. Vale ressaltar que o município de Aracruz, que assim como Cariacica apresentava uma alta fora da curva, não registrou nenhuma morte em setembro, revertendo o quadro de aumento para a redução de dois casos. A Região Sul também vem apresentando resultados históricos, com 36,1% de queda nos homicídios.

Ação Integrada pela Cidadania

O Estado Presente é estruturado com base em dois eixos estratégicos: o de proteção policial envolve ações como modernização do sistema de segurança pública, enfrentamento qualificado com estratégias específicas, integração operacional e gestão compartilhada da responsabilidade territorial. Já o de proteção social é voltado, principalmente, para a redução da vulnerabilidade juvenil à violência, com inclusão, oportunidades, garantias e direitos, transformação do território, mediação e mobilização social.

Neste sábado (12), dentro do eixo proteção social, será realizada na Região de Terra Vermelha, em Vila Velha, a primeira Ação Integrada pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida, após a retomada do programa no início deste ano pelo Governo do Estado.

Serão prestados diversos serviços essenciais e gratuitos para a comunidade, com foco na redução da criminalidade. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Vila Velha e acontecerá na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo Cesar Vinha (CAIC), localizada à Rua Antônio Elias do Espírito Santo, das 08h às 13h.

 

Post Views: 237
Compartilhe197Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis